Coordenador : Maria Estela Diniz Machado
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 410092.2247.125599.13092024
Departamento/Setor: MEP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes, pesquisadores, pais e/ou cuidadores, profissionais de saúde e população em geral.
Local de atuação: ATIVIDADE DESENVOLVIDA DE FORMA ONLINE
Objetivo
1) Identificar de forma contínua a situação epidemiológica da saúde do recém-nascido, criança e adolescente no Brasil; 2) Selecionar e elaborar os materiais a serem disponibilizados no portal quinzenalmente; 3) Disseminar para profissionais de saúde, pesquisadores, discentes, pais e cuidadores, evidências científicas para contribuir com o cuidado ao recém-nascido, a criança e adolescente nos diferentes níveis de assistência e no domicílio; 4) Contribuir na formação de discentes, em pesquisas, na educação em saúde da população em geral, na integração ensino, pesquisa e extensão, dentro dos eixos estabelecidos no portal;.
Resumo
O Portal de Boas Práticas de Enfermagem voltado para a saúde do recém-nascido, criança e adolescente, é um projeto cuja missão encontra-se em consonância com a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e com as Políticas públicas de saúde voltadas para a criança e o adolescente, que ensejam o desenvolvimento adequado da criança e adolescente em todas as etapas do ciclo de vida. Nesse sentido, a magnitude e a compreensão dos problemas de saúde nas fases de desenvolvimento requerem que pesquisadores, profissionais de saúde, graduandos, pais e cuidadores tenham acesso a conteúdos científicos de qualidade que possam impactar no cuidado junto à criança e adolescente na prevenção de doenças, promoção da saúde e cuidados gerais no cotidiano das famílias em prol de melhores condições de saúde. Para tanto, o Portal oferece acesso livre aos conteúdos estruturados por docentes, pesquisadores e discentes do Núcleo de pesquisa NUPESICA, bem como pesquisadores convidados de outras IES. Essa dinâmica favorece a aprendizagem de discentes que participam da elaboração de conteúdos, a disseminação do conhecimento para a população em geral, para outros pesquisadores e para profissionais de saúde da rede pública e privada.