Coordenador : Valter do Carmo Cruz
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409546.2247.156116.24082024
Departamento/Setor: PGE
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : O Programa abrange um conjunto de projetos com públicos de interesse diversificado, dentre elas turmas de estudantes de ensino fundamental e médio, turmas de jovens com interesse em ingressar na universidade, coletivos agroecológicos, quilombos, museus sociais, associações de moradores, conselhos consultivos de unidades de conservação e movimentos sociais.
Local de atuação: Núcleos de pesquisa e laboratórios do Instituto de Geociências, Associações e sede de Conselhos, tais como o da APA de Guapimirim e do Parque Estadual da Pedra Branca, Coletivos e organizações sociais, tais como Museu da Maré e o Quilombo Cafundá-Astrogilda, Associação de moradores Maricá, Escolas estaduais e municipais em Niterói, além de sindicatos e movimentos vinculados aos impactos da mineração.
Objetivo
O Programa de extensão possui as seguintes metas: 1 – Identificar, apoiar e consolidar demandas de grupos, associações, gestores e comunidades; 2 – Atuar coletivamente na organização e planejamento de ações junto aos territórios, coletivos e grupos demandantes; 3 – Divulgar ações científicas e material informativo qualificado para a promoção de Cidades e Comunidades Sustentáveis; 4 – Gerar dados de suporte para qualificar políticas públicas e ações coletivas no sentido da redução de desigualdades; 5 – articular diferentes territórios de ação, promovendo a aproximação entre universidade e sociedade; As metas recorrerão às seguintes metodologias: 1 – Oferecer disciplinas e cursos formativos, em diversas modalidades, para escolas (âmbitos estadual e municipal), conselhos (APA´s, UC´s), associações (de moradores, de pescadores), coletivos culturais, agroecológicos, territórios (quilombos, Morro do Palácio); 2 – Realizar oficinas estratégicas e de planejamento de ações para escolas (âmbitos estadual e municipal), conselhos (APA´s, UC´s), associações (de moradores, de pescadores), coletivos culturais, agroecológicos, territórios (quilombos, comunidades); 3 – Produzir coletivamente materiais de divulgação e pedagógicos visando a promoção de Cidades e Comunidades Sustentáveis; 4 – Desenvolver coletivamente cartografias sociais e aplicativos para a construção cidadão de dados, tendo em vista a redução de desigualdades; 5 – Promover visitas e trabalhos de campo juntos aos estudantes e grupos sociais;
Resumo
O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, (POSGEO-UFF), situado em Niterói, possui trajetória consolidada na integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação integral de profissionais comprometidos com a ampliação do conhecimento científico, para o desenvolvimento e a comunicação da pesquisa e da extensão e, de modo especial, para a preparação para o magistério superior, com uma concepção acadêmica crítica e integrada do ordenamento territorial e ambiental das sociedades. Neste sentido, a criação do presente programa de extensão objetiva melhor integrar as diversas atividades e metodologias de atuação entre docentes, discentes de graduação e pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e TAE, com enfoque do desenvolvimento social, a partir de demandas de múltiplos setores da sociedade, para o desenvolvimento de ações, formações, produção de materiais e métodos de auxílio a gestores públicos, coletivos e movimentos sociais, comunidades, instituições de ensino, conselhos gestores de unidades de conservação, dentre outros. O programa busca promover impactos socialmente relevantes, transdisciplinares e que contribuam para a educação promotora da cidadania e da autonomia de grupos e coletivos, na redução de assimetrias de gênero, raciais e geracionais, com vistas à redução de desigualdades sociais e para a promoção do direito à cidade sustentável, ambientalmente e socialmente. Para tanto, está alinhado ao Projeto de Desenvolvimento Institucional da UFF e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criando um espaço de interação dialógica e troca de experiências com a comunidade externa, popularizando e ampliando o conhecimento científico e auxiliando na construção do conhecimento.