PROEXT-PG/CAPES - SABERES E DIÁLOGOS: UFF E COMUNIDADE
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Coordenador :
Edimilson Antonio Mota
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
408832.2247.131859.24082024
Departamento/Setor:
CMG
Área Temática :
Educação
Tipo:
Programa
Local de atuação:
Campus da UFF Campos
Objetivo
1. Analisar e politizar a questão da ampliação das desigualdades socioespaciais face a ampliação da digitalização. 2. Oferecer, de forma organizada e sistemática, um panoramadetalhado dos dados sociais e econômicos dos municípios da região Norte Fluminense. Destina-se a fornecer a segmentos sociais essenciais - que demandam informações estruturadas parauma compreensão abrangente, análise crítica e embasamento de decisões - um recurso valiosopara entender a realidade local e regional. Alinhando-se com as pesquisas desenvolvidas peloInstituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade FederalFluminense (UFF), este projeto de extensão busca estreitar laços com a comunidade local eregional, promovendo uma conexão direta entre o conhecimento acadêmico e as necessidadessociais e econômicas da população. 3. Disseminar as informações sobre as hortas urbanas em Campos dos Goytacazes, por meio das mídias virtuais e, em menor escala, na elaboração de materiais gráficos de divulgação que podem ser usados nas escolas de educação básica - publicas e privadas, nas hortas, nas universidades e nas feiras locais tanto convencionais quanto agroecológicas. 4. Desenvolver estratégias de comunicação (produção de podcast, vídeos, gif e folder) junto aos agricultores, gestores públicos e professores da rede pública de ensino visando à disseminação dessa atividade e na valorização dessa prática na cidade. Esperamos fomentar a prática da agricultura urbana no sentido de ampliar o conhecimento e a importância dessa atividade na alimentação dos citadinos e na valorização dos agricultores urbanos, que serão os principais protagonistas. 5. Utilizar podcast pode atingir um público significativo e tem custo baixo, pois não demanda grande suporte para baixa-los, além de ser acessíveis em vários tipos de celulares e computadores. Para a produção desses podcast, usaremos a linguagem simples e informal, com temas informativos e educativos relacionados as hortas urbanas e alimentação saudável. Os convidados serão os agricultores urbanos, os pesquisadores e gestores que atuam diretamente no programa de Hortas Comunitárias. Além dos podcast, também planejamos videos curtos gravados nas hortas urbanas. 6. Promover a disseminação do Programa Municipal Hortas Comunitárias com as informações necessária à população por meio da rede virtual e com a parceria direta da Secretaria Municipal de Agricultura e do grupo da Biohorta. 7. Possibilitar o intercâmbio entre instituições de ensino superior (UFF e UENF), gestão pública (secretaria municipal de agricultura) e sociedade civil (agricultores, professores, voluntários) na construção de estratégias viáveis para a divulgação das hortas urbanas de Campos dos Goytacazes. 8. Estabelecer atividades didáticas que possibilitem a articulação e desenvolvimento de hortas no ambiente escolar por meio de ações transversais, aliadas ao projeto político pedagógico (PPP) das escolas participantes, que estimulem o envolvimento de toda a comunidade escolar e gerem um ambiente de aprendizagem no que tange aos benefícios de uma interação entre a segurança alimentar e nutricional, preservação ambiental e as práticas pedagógicas. 9. Possibilitar que alunos e alunas da Universidade e comunidade, em geral, possam usufruir dos livros e da leitura como possibilidade de uma experiência estética e literária, oferecendo espaços de discussão e de democratização de livros. O objetivo a ser alcançado é incentivar e desenvolver em usuários o hábito de ler, doar e respeitar bens públicos na comunidade acadêmica em geral. 10. Levantar, organizar e divulgar informações da UFF, especialmente do ESR/UFF, nas turmas de ensino médio de escolas públicas da Microrregião de Campos dos Goytacazes. 11.Dar visibilidade aos cursos do ESR e as políticas de acesso e permanência, de modo a contribuir para uma maior procura dos alunos para com os cursos ofertados na região. 12. Produzir cartilhas a revistas digitais para serem divulgadas nas escolas públicas e nas turmas. 13. Produzir cards para divulgação em redes sociais como forma de potencializar o alcance do projeto. 14. Discutir questões teóricas importantes sobre a geografia em geral e a geografia histórica em particular. 15.Qualificar discentes e profissionais para atuarem na área de Geografia Histórica. 16. Discutir questões relacionadas à relação entre espaço e tempo com outras áreas do conhecimento, realizando a necessária interdisciplinaridade. 17. Utilizar a ferramenta da Geotecnologia a fim de contribuir para a compreensão das categorias de análise da Geografia, a saber, Paisagem, Espaço, Território, Região. 18. Conhecer as principais ferramentas de Geotecnologias disponíveis de forma livre no ambiente digital. 19. Criar uma metodologia de trabalho que se adeque a realidade do ambiente escolar contemplando as geotecnologias e o conteúdo geográfico proposto pelo professor regente. 20. Aplicar atividades que vise o enriquecimento do Ensino de Geografia para o bolsista, professor regente e discente.
Resumo
O Programa, PROEXT-PG/CAPES - SABERES E DIÁLOGOS: UFF E COMUNIDADE , tem como abrangência atender as demandas apresentadas pelos professores, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, que já tem por prática desenvolver ações extensionistas no âmbito da graduação, que acaba por se estender na pós-graduação. Este programa tem uma abordagem ampla que reflete diversos formas de ações na extensão que se subdividem sobre diversos temas, são eles: 1. Cidade, neoliberalismo e desigualdades socioespaciais: uma análise crítica do processo de digitalização; 2. Indicadores Socioeconômicos Norte Fluminense; 3. Ciranda da Leitura; 4. As hortas urbanas como espaços produtivos e educativos; 5. Divulgação científica e integração universidade-escola; 6. A relação espaço-tempo em uma perspectiva histórica; e 7. O uso da Geotecnologias no ensino básico. As sete ações objetivam promover a extensão universitária aliada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são eles: Educação de Qualidade, e Cidades e Comunidades Sustentáveis, por considerar que as sete ações da Pós-Graduação em Geografia da UFF Campos abordam estes objetivos.