Coordenador : Suzete Araujo Oliveira Gomes
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409344.2247.161466.22082024
Departamento/Setor: PIT
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Como há uma diversidade muito grande do nosso público alvo, vamos cumprir todas as determinações da resolução CNS no 510/2016 que dispõe normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes, de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana. 6.1 – Evento: Congresso sobre Saúde Coletiva e Inclusiva, respeitando a ODS: Saúde e Bem Estar, com a participação comunitária, de estudantes da escola básica e de representantes das populações tradicionais - indígenas e quilombolas - assim como de países lusófonos; Cooperação Educativa - Educação Inclusiva e Tecnologias Sociais, respeitando a ODS Educação de Qualidade com a parceria do PGCTIn- UFF com a Universidade Óscar Ribas, de Angola (Resolução CEPEx/UFF No 3.612, de 26 de junho de 2024) prevendo o intercâmbio de discentes e docentes do PGCTIn e da UOR.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense
Objetivo
O Programa Caminhos das Ciências, Tecnologias e Inclusão é uma proposta de integração de ações a partir do PGCTIn, envolvendo diferentes atores, diferentes estratégias e diferentes caminhos. – Objetivo geral Desenvolver ações educativas em saúde e tecnologias sociais para formação e qualificação de redes de cooperação e solidariedade interinstitucional e internacional, no âmbito das ODS 3 e 4 da Agenda 2030 da ONU. – Objetivos específicos 1- Organizar e executar eventos como ação educativa em saúde e tecnologias sociais para atuação no entorno social integrando pesquisa, ensino e extensão; 2- Integrar a produção do conhecimento da universidade pública ao contexto das demandas locais, regionais, nacionais e, quando convidados, em contextos internacionais, no âmbito das ODS 3 e 4; 3- Aprimorar a formação universitária em seus vários níveis (graduação e pós-graduação) mas, também, quando pertinente, ao nível da Educação básica, através de Programas Especiais, seguindo o compromisso social referido acima.
Resumo
No momento em que o Governo e a Universidade brasileira buscam caminhos para vencer os desafios impostos pelas novas exigências do mundo globalizado e o cumprimento das metas das ODS para 2030, cresce em importância o estabelecimento de parcerias e convênios de cooperação entre o poder público e as Instituições de ensino e pesquisa para, junto com a população, resolver diversos problemas, dentre eles as questões de Educação e Saúde e suas consequências diretas e indiretas. Tratam-se de questões estratégicas na medida em que o desenvolvimento sustentado de qualquer Nação não se concretiza sem uma base substancial de bem-estar social, com patamares dignos de educação e saúde para todos. Neste sentido e com este compromisso social e ético, o PGCTIn aceita este importante desafio histórico de, em parceria com a CAPES, promover ações com o objetivo de minimizar as desigualdades. Assim, aceitando o convite da CAPES, intermediado pelas Pró-Reitorias de Extensão (PROEX) e de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI), o Projeto aqui proposto, cujas bases teóricas e metodológicas estarão delineadas nos próximos tópicos, é uma articulação entre a Pesquisa, o Ensino e a Extensão Universitária, no âmbito do PGCTIn. Embora tenhamos definido como eixo principal duas das dezessete ODS propostas pela ONU: Boa Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Educação de Qualidade (ODS 4), a concepção do Projeto pressupõe um atuar em redes colaborativas, envolvendo diferentes atores, em duas ações, sendo um congresso de divulgação científica e cursos internacionais de curta duração com diferentes estratégias e caminhos que se entrelaçam.