Coordenador : Arthur Ayres Neto
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409162.2247.260741.27082024
Departamento/Setor: POD
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Programa
Publico Alvo : Alunos das escolas públicas e particulares dos níveis de ensino fundamental e médio das cidades de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Maricá, Magé, Itaboraí, Duque de Caxias, Nova Iguaçu.
Local de atuação: Navio de Pesquisa Ciências do Mar III
Objetivo
OBJETIVO GERAL Difundir a Cultura Oceânica, transmitir conhecimento aos educadores de distintas disciplinas, para trabalhar conteúdos e desenvolver atividades voltadas à conscientização sobre conservação, restauração e uso sustentável do oceano e de seus recursos, bem como promover políticas públicas voltadas à conservação marinha, baseada em conhecimento de qualidade, que reúne a acessibilidade, no entendimento do valor da diversidade ecossistêmica e cultural, e, como consequência na mudança de comportamento em relação aos oceanos. Objetivos específicos: 1) Receber pelo menos 500 alunos das escolas de ensino fundamental e básico dos municípios do entorno da Baia de Guanabara; 2) Receber pelo menos 150 alunos de universidades com cursos ligados às ciências do mar; 3) Gerar material de divulgação das pesquisas realizadas por docentes da UFF para a sociedade como um todo; 4) Despertar vocações para as profissões ligadas ao oceano e ao meio ambiente; 5) Aumentar a conscientização da importância dos oceanos para a suade ambiental do planeta na sociedade.
Resumo
Segundo uma pesquisa de opinião pública relacionada à percepção do brasileiro sobre o mar, 73% da população reconhece a importância do mar. Mas muitos desconhecem a diversidade de seus recursos, já que 67% relacionam essa importância ao motivo ele ser fonte de alimento e o segundo motivo ele ser fonte de lazer (39%). Ou seja, de uma maneira geral, para o brasileiro o mar é basicamente um lugar que lhe oferece um bom peixe e uma bela paisagem para relaxar e recarregar as energias. No entanto, o mar é muito mais do que isso. Por cobrirem 70% da superfície do planeta, os oceanos fornecem mais da metade do oxigênio que respiramos, regulam o clima do planeta, nos dão energia e servem como principal rota de comercio. Por outro lado, eles são também o principal local de descarte de lixo, com estimados 6.4 milhões de toneladas sendo descartadas nos oceanos e mares a cada ano. Visando divulgar uma mentalidade marítima compatível com a dimensão do Brasil, que por razões históricas, geográficas, ambientais e econômicas possui vocação oceânica, esse projeto tem como objetivo receber escolas de ensino médio e fundamental, do município de Niterói e entorno, em visitas guiadas ao navio Ciências do Mar III, para apresentar a pesquisa realizada por pesquisadores da UFF e assim despertar vocações nas pessoas, ensinar a importância e relevância dos oceanos para o bem estar da sociedade e para a segurança ambiental do planeta.