PROJETO CONHECENDO O PATRIMÔNIO BRASILEIRO - O CASO DO RIO DE JANEIRO
Enviar um e-mail
Coordenador :
Mariana Rodrigues Tavares
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402235.2258.388046.20022024
Departamento/Setor:
GHT
Área Temática :
Cultura
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Este projeto se destina a públicos variados, dentre os quais se podem destacar o público interno da Instituição, em especial, os discentes do curso de História; Instituições governamentais federais, municipais e estaduais e movimentos sociais.
Local de atuação:
Este projeto se concretizará por meio de oficinas, eventos e visitação à museus e instituições de guarda de acervo, locais onde discutiremos a noção de patrimônio e a sua relação com a identidade nacionais. Para o respectivo projeto utilizaremos o espaço do Rio de Janeiro, destacando, sobretudo, o seu papel histórico na formação identitária brasileira.
Objetivo
OBJETIVOS 1-Promover uma discussão acerca do patrimônio brasileiro em diversos períodos da História Republicana brasileira; 2-Analisar as instituições dedicadas à preservação do patrimônio no Brasil, em especial, no Rio de Janeiro; 3-Realização de visitações em Instituições de preservação e museus; 4- Promoção de discussões sobre o patrimônio dos povos originários e negro no Brasil.
Resumo
O projeto Conhecendo o patrimônio brasileiro - o caso do Rio de Janeiro surgiu com a finalidade de promover a discussão sobre o patrimônio cultural brasileiro, a partir do olhar para a cidade do Rio de Janeiro. A proposta de execução visa reunir representantes de vários segmentos da sociedade incluindo as instituições, acadêmicos e membros representantes das comunidades afro-brasileiras e dos povos originários. Com isso, espera-se demonstrar a importância do debate em torno da preservação do patrimônio no Brasil e o seu papel enquanto instrumento promotor da democracia e da identidade nacionais. Por esta razão este projeto apresenta-se como um trabalho coletivo de viés extensionista, destacando a possibilidade de extrapolar as discussões em torno do conceito de patrimônio expandindo o seu significado apenas acadêmico e considerando os saberes das comunidades envolvidas em sua preservação.