Coordenador : Daniela Leles de Souza
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401935.2258.150313.20022024
Departamento/Setor: PPGMPA
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Local de atuação: O projeto ocorrerá primariamente nas dependências do Instituto Biomédico blocos A e E em salas relacionadas ao departamento de Microbiologia e Parasitologia-MIP e a disciplina de Parasitologia, quando da confecção de produtos físicos a serem usados ou doados as escolas, assim como quando ocorreram apresentações sobre o projeto e reuniões presenciais. Mas também, alguns produtos sejam eles físicos ou digitais poderão ser feitos da residência dos participantes/colaboradores, ou mesmo havendo necessidade algumas reuniões poderão ser remotas. Para 2024 está previsto um evento científico e uma exposição relacionado a um projeto PDPA vinculado a esta ação de extensão, os quais ocorrerão também nas dependências da UFF, sendo que a exposição possivelmente ocorrerá no espaço da Reitoria. Também estão previstas a entrega de kits de divulgação científica e capacitação dos professores da rede municipal de Niterói-RJ, portanto, podemos dizer que este ano o projeto abrangerá todas as regiões e bairros de Niterói onde se localizam as escolas. É provável algumas idas ao Museu de Arqueologia de Itaipu-MAI, e participações em eventos científicos e feiras científicas da área, sejam presenciais ou -remotas-.
Objetivo
Objetivo Geral: Divulgar a paleoparasitologia e áreas correlacionadas por meio de oficinas e material de acesso aberto. Objetivos específicos: - Divulgar a paleoparasitologia, sua história, importância e descobertas. - Produzir materiais didáticos para realização das oficinas, formando um acervo de materiais que poderão ser escolhidos de acordo com o público alvo. - Produzir material de acesso aberto em mídias digitais que alcance não somente aqueles que participarão das oficinas nas Escolas.
Resumo
Divulgar a ciência em escolas principalmente públicas por meio de oficinas com material paradidático elaborado pelo nosso grupo de pesquisa, mas também alcançar aqueles que não participam das oficinas, através de materiais disponibilizados em mídias digitais para acesso gratuito. Mais especificamente, divulgar a Paleoparasitologia na Educação Básica, mostrando que as doenças também podem ser estudadas em populações humanas antigas e animais extintos, e que se correlacionam com endemias e epidemias atuais; e desta forma quem sabe despertar o apreço pela ciência, e pelo tema nos estudantes. O projeto existe desde 2017, em 2024 iremos continuar com produção de materiais paradidáticos para serem usados nas oficinas presenciais e doados as escolas, além da produção de material digital de acesso aberto, e manutenção do diálogo com a população pelas nossas mídias digitais, eventos, feiras, e diretamente com professores e alunos das escolas envolvidas. Neste ano finalizaremos produtos e atividades elaborados para oficina temática sobre a pré-história de Niterói e áreas correlatas que abordam questões ambientais, educação em saúde, igualdade de gênero, inclusão, em consonância com os ODS/ONU por meio de: animações, jogos, réplicas com uso da impressão 3D, cartilhas e livros infanto-juvenis. Pretende-se realizar evento científico e exposição na cidade em conjunto com um projeto PDPA vinculado a esta ação e; sobretudo visitar todas as escolas municipais de Niterói para entrega de kits de divulgação científica aqui chamados baú do conhecimento e capacitação dos professores para que tenham autonomia para usar o kit e desenvolver o tema com os alunos.