Coordenador : Rosimere Mendes Cabral
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 399767.2258.84976.21022024
Departamento/Setor: GCI
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Local de atuação: IACS
Objetivo
•Transcender as abordagens tradicionais de ensino e aprendizagem; •Aproximar a academia do público em geral; •Apresentar a profissão de bibliotecário para o público em geral; •Fazer do processo de produção do podcast uma atividade pedagógica; • Ampliar os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem; • Fornecer uma nova experiência prática, que ajude no desenvolvimento profissional dos discentes; • Implementar metodologias e processos de construção coletiva de conhecimentos, pensando estes como obra aberta, em consonância com os princípios da educação online; •Assegurar a participação ativa dos discentes nas atividades de ensino, bem como estimular o interesse na pesquisa e extensão; •Manter abordagem interdisciplinar, relevante para o público e para os alunos que participam da construção do projeto; •Dinamizar os métodos de avaliação das disciplinas ministradas; •Ser utilizado como referência ou ferramenta pedagógica em outros cursos de graduação de Biblioteconomia e Arquivologia.
Resumo
O presente projeto visa dar continuidade ao Podcast Panema Cultural, desenvolvido em conjunto com os alunos da disciplina Ação Cultural em Unidades de Informação, dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, como trabalho final da disciplina. Sua relevância reside em promover a discussão e estimular a reflexão de um público amplo, que inclui profissionais de Biblioteconomia e Arquivologia, educadores, gestores culturais e qualquer outra pessoa interessada em cultura e ação cultural. O podcast tem sido um canal eficaz para alcançar um número maior de pessoas interessadas em conteúdos relevantes produzidos dentro da UFF, cumprindo o objetivo de promover um vínculo mais estreito entre a universidade e a sociedade. O podcast apresentou um bom retorno quando passou a ser aplicado como um recurso educacional, obtendo um impacto bastante favorável. Os alunos se envolveram com afinco em sua produção e o preferiram como proposta avaliativa em detrimento dos modelos tradicionais. Os episódios até então foram distribuídos com periodicidade semanal, e as temporadas vão ao ar todo final de semestre. Em seus 3 anos de existência, o projeto produziu 23 episódios inéditos em duas plataformas de áudio. Os membros do projeto também atuaram semanalmente nas redes sociais, impulsionando os episódios e divulgando conteúdos relacionados. Espera-se que as temáticas abordadas ampliem as discussões dentro da academia e junto à comunidade externa por apresentar questões relevantes, tais como: diversidade cultural, direitos culturais, políticas públicas culturais, cultura digital na sociedade, entre outros.