Coordenador : GRAZIELA FERREIRA GUARDA
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 196.1.2024
Departamento/Setor: RCM
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: 3000
Redes sociais: endereco:https://moocs.cead.uff.br/
Objetivo
O objetivo geral deste projeto é oferecer capacitação com vistas a desenvolver o Pensamento Computacional a Cultura Digital e o Mundo Digital com abordagem desplugada junto aos professores da Educação Básica potencializando o lado lúdico criativo sistemático e lógico na modalidade online em formato MOOC curso online aberto e massivo Como objetivos específicos temse Realizar um curso MOOC na plataforma CEAD da UFF para capacitar os professores quanto ao desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional do modelo teórico autoral httpsmoocsceaduffbr Acompanhar avaliar e realizar análise de dados acerca do desenvolvimento das atividades e aprendizagem dos professores
Resumo
A Computação integra formalmente a Base Nacional Comum Curricular BNCC a partir da aprovação da Resolução N 1 de 2022 A Resolução estabelece que os Estados Municípios e o Distrito Federal devem estabelecer parâmetros e abordagens pedagógicas de implementação da Computação na Educação Básica Sob essa perspectiva o presente projeto de extensão tem como objetivo apresentar e introduzir as habilidades do Pensamento Computacional com abordagem desplugada para os professores da Educação Básica buscando potencializar o lado lúdico criativo sistemático e lógico na resolução de problemas tais como raciocínio lógico abstração reconhecimento de padrões decomposição entre outros Sendo assim como ação do projeto será ofertado um curso de capacitação para os docentes O curso será oferecido em modalidade online pelo ambiente virtual de aprendizagem AVA Moodle da Universidade Federal Fluminense UFF em formato MOOC curso online aberto e massivo O foco do curso está no aprimoramento do raciocínio lógico sequências lógicas lógica de programação e demais habilidades STEAM ciência tecnologia engenharia artes e matemática para trazer qualidade criatividade e inovação para a sala de aula