Pré-Universitário Oficina do Saber
Enviar um e-mail
Coordenador :
José Nilton de Sousa
Ano:
2024
Edital:
Edital PIBEX - Pré-Universitário Social 2024
Protocolo:
401860.2260.29275.21022024
Unidade/Órgão Adm.:
-
Departamento/Setor:
COLUNI
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Previsão de atendimento: I - Grupo de Acesso Projeto Pré-Universitário - Niterói/RJ: 190 alunos de origem popular e/ou estudantes de escolas públicas, preferencialmente afrodescendentes, distribuídos em três turmas, sendo uma em modalidade à distância e duas em modalidades presenciais. II - Ação de Permanência: Pelo menos, 10 estudantes de graduação da Universidade Federal Fluminense de origem popular. Obs: O quantitativo ideal ao projeto seriam 14 alunos de origem popular. Clientela Total Beneficiada: 200 alunos. Nº Estimado de Público: 204
Local de atuação:
Modalidade a distancia (on-line) utiliza-se a plataforma meet; Modalidade presencial: Campus Mequinho Rua Jansen de Melo, 174 - Niterói/RJ Telefone: 21 97907-7331 Contamos com a seguinte infra-estrutura:02 salas de aula com capacidade para 80 e 40 alunos, 01 sala destinada a secretaria, 01 sala de professores, 01 sala para serviço social e 01 biblioteca. Contamos com 04 banheiros, área livre e arborizada de 500 metros quadrados, segurança da UFF 24 horas e espaço para a realização de monitorias.
Objetivo
Objetivo Geral: Fortalecer a imagem institucional da UFF, consolidando seus compromissos sociais, principalmente, frente Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, por meio de diagnósticos, propostas, ações proativas e avaliações de políticas afirmativas. Busca-se melhorar as condições de formação educacional e cidadã de estudantes de origem popular, contribuindo para a superação das desigualdades socioespaciais presentes na cidade. Apoiar jovens de menor poder aquisitivo, principalmente afrodescendentes, provenientes de escolas públicas. O objetivo é proporcionar a ampliação de conhecimentos e participação em concursos promovidos pelo ENEM e vestibular da UERJ, visando reduzir as desigualdades e oferecer experiências enriquecedoras pessoais, sociais e culturais. Proporcionar vivências às camadas populares, influenciando a formação de futuros profissionais. Oferecer espaço para a prática pedagógica, embasada na construção coletiva e em valores éticos fundamentais. Objetivos Específicos: Oferecer aos alunos vivências universitárias, promovendo interação com diversos setores da UFF, estimulando o hábito de estudo em livros e consultas a obras de referência, participação em debates, cursos, palestras e atividades culturais e artísticas. Enfatizar conceitos relevantes e integradores nas diferentes disciplinas do currículo, evitando excesso de conteúdo fragmentado, comum no ensino médio. Oferecer reforço a alunos com dificuldades de aprendizagem, visando acompanhar satisfatoriamente o curso. Promover reflexão sobre escolha profissional, por meio de debates e entrevistas com profissionais dedicados, além de fornecer informações sobre diversas opções profissionais. Oferecer apoio social e psicológico aos alunos. Estimular reflexão e participação em questões sociais e de cidadania. Proporcionar ensino contextualizado, através de práticas reflexivas que estimulem a construção de conhecimento. Oferecer aos alunos-mestres atividades teórico-práticas, investigativas e reflexivas para elevar a escolaridade de pré-universitários e contribuir para sua formação/atuação docente. Discutir e desenvolver práticas pedagógicas eficazes para um trabalho didático qualitativo com estudantes do pré-universitário. Desenvolver ações proativas para diagnóstico, proposição e avaliação de políticas afirmativas de acesso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades federais.
Resumo
Diante dos conflitos sociais que permeiam nossa sociedade, da urgência em construir um sistema educacional inclusivo para grande parte da juventude brasileira e da necessidade de elevar o nível educacional da população, o Oficina do Saber propõe a criação de um espaço educativo na Universidade Federal Fluminense. Este espaço terá como foco a construção coletiva e a promoção da cidadania, visando ampliar a qualificação de jovens provenientes de camadas populares. O objetivo principal é garantir o acesso e a permanência desses jovens nas universidades públicas, ao mesmo tempo em que intervém na formação dos universitários, proporcionando-lhes vivências junto às classes populares, enriquecendo assim sua formação acadêmica. O Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber, parte integrante Oficina do Saber com 24 anos de existência, tem recebido ampla aceitação tanto por parte do corpo de universitários como da comunidade. Destacam-se como indicadores expressivos desse êxito o reconhecimento pela comunidade acadêmica interna e externa, além do apoio de órgãos governamentais como a UNESCO/MEC. A crescente taxa anual de aprovação nos exames para ingresso nas universidades públicas, a participação em Congressos e Seminários, assim como o reconhecimento como fonte para trabalhos acadêmicos e campos de estágio para as licenciaturas, reforçam a relevância e eficácia do programa nos anos. Para alcançar esses objetivos, serão selecionados 200 alunos para os Projetos de Acesso e, pelo menos, 10 universitários participarão do Projeto de Permanência. A proposta visa, assim, contribuir ativamente para a transformação social, proporcionando oportunidades educacionais e promovendo integração entre a universidade e as classes populares.