Pré-Vestibular Popular Escrevivência
Enviar um e-mail
Coordenador :
Reginaldo Scheuermann Costa
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
409551.2247.120098.21082024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
60 alunos de baixa renda, egressos de Escolas da Rede Pública, que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio ou já tenham terminado o ensino médio.
Local de atuação:
Prof. Lara Vilela 126, São Domingos, Niterói, RJ, 24210-590.
Objetivo
Objetivos Gerais Estimular o acesso ao ensino superior e fomentar a diversidade nas Universidades através do desenvolvimento crítico com ênfase na defesa e a garantia dos Direitos Humanos; Objetivos Específicos - Contribuir na formação profissional dos docentes e de licenciandos oferecendo certificação de estágio docência a partir da vivência nas salas de aula; - Preparar o estudante para a lógica acadêmica desde a forma de construção do saber científico até as questões institucionais relacionadas aos seus direitos, mediante a vivência da realidade universitária a partir de visitas em bibliotecas, debates, mostras de filmes etc.; - Desenvolver iniciativas de enriquecimento cultural e científico; - Compreender as demandas formativas do currículo do vestibular: expressão escrita e oral, medir, calcular, inferir, deduzir, leitura do mundo. - Proporcionar a troca de experiências entre os estudantes do Projeto e os estudantes licenciandos da UFF. - Fomentar à leitura e o debate crítico; - Oferecer aulas de reforço tendo em vista as lacunas educacionais de boa parte dos estudantes da rede pública de ensino; - Apresentar as profissões e respectivas formações dentro das universidades públicas. - Desenvolver planejamento junto aos estudantes de baixa renda para se manterem no curso e na universidade; - Estimular a participação política, debatendo as questões sociais e as ações de cidadania; - Desenvolver ações voltadas para o apoio psicológico.
Resumo
O projeto é uma proposta político-pedagógica de Educação Popular destinada a desenvolver a socialização dos saberes científicos e populares, na perspectiva de uma formação humana que potencialize o desenvolvimento das capacidades humanas nas suas mais variadas áreas, tendo como ponto de partida o objetivo de aprovação no ENEM e a inserção da classe trabalhadora mais pobre na universidade pública. Objetiva-se estrategicamente o acesso universal ao Ensino Superior público e entende-se o vestibular como um instrumento que ainda reproduz desigualdades. Por isso, além da aprovação no vestibular nossa ação é dedicada à formação contínua do ser humano para o acesso a uma universidade que ainda precisa ser transformada. Não é uma mera competição técnica para uma vaga na universidade, mas uma ação de transformação-formação que implica em preparar para a entrada na universidade enquanto cientistas, artistas, cidadãos e agentes históricos. No campo da Educação de Jovens e Adultos, o projeto tem os seguintes eixos orientadores pedagógicos: 1. construção de cidadania; 2. acesso aos códigos culturais; 3. ambientação junto à universidade e o fazer científico; 4. formação de professores. Se enquadra, portanto, numa perspectiva de Extensão Popular, que retoma o protagonismo dos trabalhadores no processo de construção da ação universitária a partir do método dialógico de participação-ação.