Coordenador : Ana Lucia Abrahao da Silva
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 401713.2247.29319.06022024
Departamento/Setor: MEM
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos dos cursos de graduação da área de saúde
Local de atuação: Unidades de Saúde de Niterói: Policlinicas e Hospitais
Objetivo
1)Provocar o NDE da Odontologia, Farmácia, Medicina e Psicologia para ampliar o grupo docente, com oficinas e seminários sobre a estrutura pedagógica associada ao serviço; 2)Estabelecer projetos de cuidado com famílias no território, envolvendo alunos, professores e profissionais de saúde de forma interdisciplinar; 3)Convocar os profissionais do serviço a integrar os NDE dos cursos, fazendo parte da discussão curricular; 4)Mapear com a rede de serviços indicadores de acompanhamento pedagógico da inserção do aluno na dinâmica do cuidado; 5)Construir fóruns sobre estratégias de aprendizagem, entre os cursos e a rede de serviços, no final e início de cada semestre letivo; 6)Estabelecer com o serviço momentos de reuniões, em cada curso, articulado as DCNS; 7)Desenhar estratégias de aprendizagem em articulação com a rede de serviços, estabelecendo itinerários de ensinar e aprender a partir das necessidades de saúde do município, de acordo com cada núcleo profissional; 8)Oficina entre os cursos, de ampliação interdisciplinar das atividades comuns no campo da saúde, com professores e profissionais e alunos; 9)Atelier de troca de experiência entre os cursos promovendo circulação de avaliação das mudanças curriculares com aqueles que estão em fase inicial; 10)Promover atelier de metodologias ativas entre professores dos cursos; 11)Estabelecer atividades (consulta coletiva; discussão de casos) nos serviços de saúde, com o envolvimento de professor-aluno-usuário-trabalhador da saúde; 12)Problematizar com alunos, profissionais e professor estratégias que integrem teoria e prática; 13)Exercitar em cada curso, núcleo profissional, desenhos de vivências no serviço que promova atividades no campo de saúde. Articular núcleo e campo; 14)Estabelecer atividades e ações em pontos de cuidado, na rede, comum para todos os cursos.
Resumo
O debate sobre a formação do profissional de saúde, ao longo dos últimos 20 anos, incorpora estratégias de política de saúde no Brasil, com experiências que avançam na direção de congregar elementos, que desloquem a prática centrada no paradigma biologista e patológico e invista em processos de prevenção de doenças e promoção de saúde, com centralidade no sujeito. Uma direção que abrange todos os serviços no campo da saúde, esteja ele na atenção básica, média ou na alta complexidade e uma intenção presente também na constituição e na prática pedagógica dos cursos de graduação em saúde. Um esforço de estimular formas de mudanças no currículo e fomentar o debate sobre a formação profissional mais próxima das necessidades de saúde da população. Movimentos com alto grau de tensão pois, mudanças curriculares são sempre atravessadas por diferentes interesses, o que nos coloca em um processo intenso, com muitas idas e vindas, em um constante desafio a ser enfrentado no cotidiano da sala de aula, nas reuniões de departamento, nos diferentes espaços acadêmicos e nos serviços de saúde. A dinâmica consiste no acompanhamento de casos pela rede a partir do dispositivo Sombra. A análise do material tomará a analise de conteúdo como norte nesta investigação.