Preservação e digitalização de filmes amadores fluminenses
Enviar um e-mail
Coordenador :
Rafael de Luna Freire
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401971.2258.164303.15022024
Departamento/Setor:
GCV
Área Temática :
Comunicação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público alvo deste projeto abrange tanto professores e alunos envolvidos diretamente no processo de digtalização conduzido no LUPA-UFF, em Niterói, quanto aqueles que terão acesso ao resultado desse programa: os filmes amadores fluminenses em formato digital disponíveis na internet para livre visionamento. Além da disponibilização dos filmes, será feito um trabalho de divulgação, via site e redes sociais do LUPA, para despertar o interesse do público por esses materiais, informando sobre seu conteúdo, particularmente junto a perfis e grupos temáticos sobre a história e memória de cidades e bairros do Estado do Rio de Janeiro. Portanto, o programa atingirá um amplo público-alvo interessado no acesso a imagens antigas da paisagem e da sociedade fluminense.
Local de atuação:
Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA), no bloco J4, do IACS, no Campus do Gragoatá da UFF, em Niterói.
Objetivo
O presente projeto segue as diretrizes e princípios metodológicos para digitalização de filmes consagrados pelo campo profissional da preservação audiovisual. Orienta-se, em primeiro lugar, pela reunião e prospecção de filmes amadores fluminenses atualmente dispersos por diferentes espaços (públicos e privados, domésticos ou institucionais), onde se encontrem sem condições adequadas de conservação e geralmente sequer aparelhos de visionamento que permitam o acesso a informações sobre seu conteúdo. O LUPA recebe regularmente o contato de pessoas que possuem filmes de seus familiares (geralmente pais ou avós) com os quais possuem laços afetivos, embora não tenham a possibilidade técnica de acesso ao seu conteúdo. A conservação desses filmes, sobretudo aqueles realizados em película cinematográfica e em bitolas estreitas, típicas do cinema amador, até os anos 1980 (9,5mm, 8mm, Super 8, 16mm), exige equipamentos adequados para inspeção, limpeza e acondicionamento desses materiais. Portanto, o projeto irá se pautar pelos métodos que regem as práticas adequadas para a revisão física de materiais cinematográficos com finalidade de garantir a melhor conservação possível (SOARES, 2007). A gestão das coleções também inclui a catalogação dos materiais, com a descrição do suporte físico, mas também do seu conteúdo informativo. No caso dos filmes amadores em película cinematográfica, o acesso ao seu conteúdo em imagens e som demanda equipamentos específicos, como mesa de visionamento ou antigos equipamentos de edição (frequentemente chamados de moviolas, uma das marcas mais conhecidas desse tipo de equipamento), que permitam o acesso às informações sem causar danos físicos às películas. Essa estrutura o LUPA já possui, sendo necessário garantir recursos para sua constante e necessária manutenção. Por fim, como a preservação audiovisual abarca tanto o conteúdo quanto o suporte, o LUPA dedica-se à preservação dos filmes em seus suportes originais. Entretanto, dada à frequente fragilidade dos filmes amadores – eles geralmente não possuem cópias, são materiais únicos – e a obsolescência técnica dos equipamentos de reprodução, torna-se imperativa a digitalização para fins de preservação e, sobretudo, acesso. A digitalização dos filmes em bitolas estreitas pelo LUPA segue protocolos internacionais (CINEMATECA PORTUGUESA, 2020). Após esse processo, o LUPA pauta-se pelo acesso universal aos arquivos digitais para fins de pesquisa e consulta, disponibilizando-os gratuitamente em seu site na internet sob a forma de streaming, dentro do portal da UFF, mas atento a questões éticas e legais. Qualquer uso comercial dos materiais deve ser autorizado não apenas pelo laboratório, mas também pelos realizadores dos filmes. Somos atentos a imagens sensíveis, frequentes em filmes familiares, como o de crianças nuas no banho, que nos levam a restringir, nesses casos, sua disponibilização livre na internet, sendo consultadas apenas sob demanda. Em termos de acesso, o LUPA reconhece a importância de contextualizar as informações, algo ainda mais fundamental diante das particularidades do cinema amador. Portanto, no contato com cada coleção de filmes amadores, a metodologia adotada é pesquisar o máximo de informações sobre a origem dos materiais, sobre seu realizador e sobre as condições e circunstâncias de produção. Em termos de metas, o objetivo desse projeto é dar continuidade à digitalização do acervo de filmes amadores fluminenses. Em 2023, o LUPA atingiu a marca de 166 filmes amadores digitlizados, sendo que 55 foram digitalizados ao longo do ano passado. Esse projeto pretende colaborar para manter ou até aumentar esse ritmo, fazendo com que ao final do ano de 2024 o LUPA já tenha 300 filmes digitalizados disponíveis para acesso.
Resumo
Este projeto contempla as ações voltadas à digitalização de obras audiovisuais amadoras fluminenses, sobretudo filmes em bitola estreitas (8mm, Super 8, 16mm), realizados pelo Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF). A digitalização dessas obras criadas ao longo de todo o século XX é uma ação fundamental para garantir o acesso ao conteúdo desses registros, que representam a memoria audiovisual do Estado do Rio de Janeiro. O LUPA-UFF é a única universidade no Brasil que possui uma estrutura própria e de qualidade profissional para digitalização de filmes em bitola estreita. Instalada em 2021, desde então o LUPA vem digitalizando registros audiovisuais de seu acervo - formado, em grande parte, por doações de coleções pessoais - e de acervos externos, com foco nos filmes realizados no Estado do Rio de Janeiro ou por cidadãos fluminenses. O objetivo é ampliar o repertório visual de imagens sobre a paisagem e a sociedade fluminense, principalmente de cidades menos filmadas que a capital, o Rio de Janeiro. Esse projeto abrange as ações interligadas de coleta de coleções pessoais, inspeção física e catalogação dos materiais fílmicos, a digitalização, e a edição do representante digital para acesso público pelo site do LUPA-UFF. Ou seja, consiste no trabalho cotidiano de uso da infraestrutura adquirida do LUPA para digitalização de seu acervo e de coleções de importância histórica para fins de acesso público e gratuito.