Processos mentais e vida financeira saudável: do endividamento ao investimento
Enviar um e-mail
Coordenador :
João Antônio Salvador de Souza
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402374.2258.388709.21022024
Departamento/Setor:
MCT
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Interno: estudantes da UFF. Externo: comunidades adjacentes aos polos da UFF e estudantes, maiores de idade, cadastrados nas redes municipais e estaduais de ensino do RJ.
Local de atuação:
Macaé (RJ); Niterói (RJ); Volta Redonda (RJ); Cabo frio (RJ); Campos dos Goytacazes (RJ); Rio das Ostras (RJ)
Objetivo
Objetivos Gerais: Verificar a relação entre (i) características pessoais de personalidade; (ii) processos cognitivos como a contabilidade mental; (iii) características demográficas, e a propensão ao elevado nível de endividamento pessoal. 2.7.Objetivos Específicos: 1. Caracterizar a personalidade dos indivíduos através da ferramenta Big Five; 2. Caracterizar os processos mentais conhecidos na literatura como contabilidade mental presentes nos indivíduos pesquisados; 3. Levantar a percepção individual quanto ao endividamento pessoal; 4. Desenvolver instrumentos de pesquisa para mensurar o endividamento 5. Analisar os relacionamentos entre os construtos personalidade, contabilidade mental, características demográficas e endividamento; 6. A partir dos resultados desenvolver ferramentas que auxiliem na mitigação dos efeitos perversos do comportamento propensor ao endividamento.
Resumo
Nos últimos anos o acesso a produtos financeiros e crédito tem sido facilitados. Ao mesmo tempo a sociedade do consumo estabelece padrões muitas vezes inatingíveis. No Brasil, aproximadamente 80% das famílias estão endividadas. A literatura investiga diversos fatores na explicação do comportamento que leva ao endividamento: sociodemográficos, estágios do ciclo de vida, psicológico, letramento financeiro, ambiente social, choques adversos entre outros. De acordo com o campo de estudos das Finanças Comportamentais o indivíduo está sujeito a diversos vieses na tomada de decisão. A Contabilidade Mental é um tema recente e pouco utilizado até aqui na investigação do fenômeno endividamento. O projeto de pesquisa aqui apresentado se insere neste campo de estudos. O objetivo principal é identificar, por meio da análise dos determinantes do endividamento, vieses cognitivos que possam ser utilizados, como nudges, na mitigação da propensão ao endividamento. Um nudge é uma intervenção no contexto decisório que direciona as decisões das pessoas podendo evitar vieses cognitivos. Os métodos a serem adotados na pesquisa serão: (i) palestras para divulgação do projeto e convite à participação; (ii) entrevistas semiestruturadas para conhecimento dos indivíduos; (iii) aplicação de questionários formando massa crítica para análises estatísticas; (iv) análises qualitativas e econométricas. A partir dos achados sobre os relacionamentos entre traços de personalidade, contabilidade mental e endividamento, é possível que o projeto resulte em ferramentas ou instrumentos, possivelmente nudges, que possam ajudar educadores, instituições financeiras e demais organizações que façam a intermediação financeira de indivíduos, a orientá-los de forma a evitar o endividamento não saudável.