Coordenador : Karen de Jesus Oliveira
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 389747.2258.62515.19022024
Departamento/Setor: MFL
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Local de atuação: O projeto será desenvolvido por equipe da Universidade Federal Fluminense, envolvendo os polos de Niterói e Campos dos Goytacazes.
Objetivo
- Informar direitos em saúde através da língua de sinais para a comunidade surda, a serem disponibilizados em mídias sociais; - Divulgar informações para promoção de saúde e prevenção de doenças através da criação de materiais bilíngues a serem disponibilizados em mídias sociais; - Criar um canal, através de media social, para interação com a comunidade e troca de saberes; - Promover a interação de alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento com a divulgação do conhecimento científico, fortalecendo a interação da academia com a sociedade; - Contribuir para a formação acadêmico-científica de alunos de graduação e pós-graduação da UFF, a partir da interação e elaboração de conteúdos interdisciplinares e interprofissionais. - Contribuir para o desenvolvimento social através da divulgação de conhecimento.
Resumo
No ano de 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS) relatou 28 milhões de pessoas com surdez no Brasil, o que corresponde a 14% da população brasileira, dentre estes, estão os surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais, Libras, reconhecida dede 2002 como uma língua oficializada em nosso país. Mesmo diante do reconhecimento legal, o status social de língua ainda é um desafio para esta comunidade que se vê privada de direitos simples como o da comunicação, gerando assim barreiras comunicacionais em diferentes esferas sociais, como da educação, esportes, lazer e saúde. Diante desta problemática, o presente projeto intitulado Produção de materiais bilíngues para promoção da saúde das pessoas surdas tem por objetivo criar materiais bilíngues, Libras/português com uso de vídeos e materiais produzidos, traduzidos e interpretados na língua de sinais, que visem promover e divulgar direitos dos surdos e informações nas mais diversas áreas da saúde. Estes materiais serão disponibilizados no Instagram, local com alcance nacional e passível de diálogo, recebimento de demandas, questionamentos e ampla troca de saberes. Os materiais serão desenvolvidos por alunos de graduação de diferentes cursos e pós-graduação da UFF, o que favorecerá a interação de diferentes áreas de formação e diferentes níveis acadêmicos, e por pesquisadores das áreas de ciências biológicas, da saúde e de Libras.