Coordenador : Sérgio Luiz Braga França
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 408041.2247.49855.26082024
Departamento/Setor: TEC
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Representantes do setor privado, publico e da sociedade civil. Pesquisadores de instituições públicas e privadas e profissionais interessados em obter conhecimento sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como eles se relacionam com a gestão estratégica das organizações.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense, com o apoio de demais instituições de ensino, públicas e privadas.
Objetivo
Objetivo Geral Esta ação tem como objetivo geral desenvolver e divulgar produção técnica-científica para a adoção dos ODS nas organizações, a partir da participação de pesquisadores (docentes e discentes de instituições de ensino) e profissionais especializados, visando viabilizar a implementação de estratégias e práticas de gestão relacionadas a sustentabilidade nas organizações considerando os princípios da Agenda 2030 da ONU. Objetivos específicos - promover a integração institucional e coerência política por meio dos ODS - fortalecer lideranças para a aceleração de atendimento aos ODS - alinhar práticas de gestão aos ODS e adotar diretrizes e estratégias para o mapeamento de necessidades e oportunidades - dar visibilidade à sociedade de toda a produção técnica-cientifica produzida relacionada à adoção dos ODS
Resumo
Constitui-se como oportunidade para ampliar reflexão e transferência de conhecimento de alto impacto, produção técnica-científica, sobre os ODS e sua interface com a gestão estratégica de empresas públicas e privadas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico do País, de forma alinhada com a proposta da Agenda 2030. Esta ação representa o interesse de pesquisadores e profissionais de mercado que buscam cooperar no sentido de atender as demandas da sociedade relacionadas aos princípios do desenvolvimento sustentável. Em um mundo globalizado, as demandas da sociedade são crescentes no sentido da justiça social e do balanço ambiental, reconhecendo as responsabilidades e posição estratégicas das organizações e do governo. Entretanto, atualmente, em função da necessidade de conhecimentos técnico-científicos, pesquisadores e gestores se deparam com desafios relacionados a necessidade de implementação de projetos de impacto alinhados com a Agenda 2030 da ONU, bem como iniciativas empresariais pela igualdade racial, diversidade e inclusão. Neste sentido, busca-se assim trazer à tona discussões profundas relacionadas ao tema, no âmbito acadêmico e profissional, estudos e experiências quanto a sustentabilidade organizacional aplicadas às organizações em nível nacional e internacional, visando o fortalecimento de uma rede de cooperação para a economia de impactos positivos para a sociedade e o mercado.