Coordenador : Danuse Pereira Vieira
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401656.2258.247542.20022024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Em 2024, o Programa de Alfabetização e leitura seguirá ampliando e diversificando o seu público-alvo. Tradicionalmente voltado para a alfabetização, leitura e letramento em língua portuguesa, o Programa objetiva abarcar atividades em línguas adicionais e também em diferentes linguagens. Entende-se que uma proposta plurilíngue e multiletrada favorecerá a ampliação e diversificação do público participante e do nosso acervo bibliográfico. Por meio da colaboração de parcerias institucionais, espera-se atingir um público heterogêneo: profissionais da Educação e de áreas afins; estudantes de graduação e pós-graduação de Educação, de Letras e áreas afins.
Local de atuação: O Programa tem sede nas dependências da Faculdade de Educação da UFF (sala 405, bloco D, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói, RJ). Algumas atividades serão realizadas pelo googlemeet
Objetivo
Em 2024, o PROALE apresenta como objetivo geral promover novas ações de extensão com vistas à formação continuada de professores interessados nas práticas sociais de leitura e de escrita. Para tanto, serão realizadas, durante o presente ano, diferentes ações como cursos, oficinas e rodas de conversa ministradas por docentes da UFF e por convidados externos. São objetivos específicos deste programa oferecer à comunidade interna e externa, com ênfase nos professores da educação básica e estudantes de cursos de licenciatura: Realizar Curso de formação de professores de Línguas adicionais para professores das redes públicas; Promover Rodas de conversa com professores de língua portuguesa e de línguas adicionais da rede pública de ensino para discutir questões referentes ao ensino na escola básica, com vistas a contribuir para a formação inicial de licenciandos em Letras e para a formação continuada de professores; Colaborar com a Disciplina-curso Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA) , organizado pelo LABLA, sob a coordenação de Jéssica Nascimento (FEUFF/ UFF); Colaborar com o Curso Projeto de Pesquisa organizado pelo LABLA sob a coordenação de Danuse Pereira Vieira; Colaborar na organização e publicação da 14a edição da revista do PROALE Sede de Ler; Realizar Roda de Conversa com autores, com o objetivo de promover a leitura literária pela ótica dos escritores; Incentivar a maior participação de estudantes da UFF nas ações de extensão do Programa, desde as etapas de planejamento à execução, viabilizando a creditação curricular das referidas atividades; Estimular a leitura por meio da publicações de resenhas e resumos nas redes sociais do PROALE; Atualizar o site do PROALE e divulgar as ações do Programa por meio de suas redes sociais; Realizar reuniões periódicas de trabalho no PROALE, incluindo coordenadores de projetos e bolsistas de extensão e outros estagiários; Elaborar artigo e apresentação para a Semana de Extensão da UFF. Participar da Semana de Extensão durante a Agenda Acadêmica; Realizar, em parceria com coordenação editorial da revista Sede de Ler, a IV Jornada da revista Sede de Ler e a I Jornada PROALE.
Resumo
O Programa, atuante desde 1991, seguirá investindo na ampliação de seu público, voltando-se mais especificamente para professores que atuam no âmbito da alfabetização e ensino de leitura e também para docentes de línguas adicionais da educação básica Para a implementação de novas ações, contaremos com parcerias externas, tal como a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Itaboraí, dentre outras parcerias internas. Esperamos investir nossas ações relativas ao incentivo à alfabetização e à leitura nas escolas parceiras, fortalecendo o diálogo indispensável para um processo significativo de formação de educadores linguísticos, mediante a oferta de cursos de formação continuada para professores. Para tanto, a parceria com as redes públicas de ensino é fundamental. Sob uma perspectiva do plurilinguismo e das múltiplas linguagens, objetiva-se a reedição de cursos de extensão que tiveram significativa demanda em 2021, além da implementação de novas ações . A atividade de empréstimo de livros do acervo do PROALE, temporariamente suspensa, será retomada em 2024. O PROALE seguirá prezando a importância da articulação ensino/pesquisa/extensão, uma vez que agrega diferentes grupos de pesquisa e o seu acervo é utilizado como material de pesquisa no campo da leitura literária e da educação linguística. Objetiva-se ainda ampliar progressivamente a participação dos estudantes no planejamento e na execução das ações.