Programa Dá Licença Matemática UFF 2024
Enviar um e-mail
Coordenador :
Wanderley Moura Rezende
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
400791.2258.48603.16022024
Departamento/Setor:
GMA
Área Temática :
Educação
Tipo:
Programa
Publico Alvo :
O público alvo é constituído predominantemente por professores de matemática, da educação básica, do ensino superior e de licenciandos em matemática. Contudo, diversas ações são realizadas diretamente com os alunos da educação básica.
Local de atuação:
* Sala “Dá Licença”, salas 508 e 510 do IME-UFF, Bloco H * Outros locais do IME-UFF (salas de aula, laboratórios...) R. Professor Waldemar Freitas Reis, s/n° Gragoatá, IME, Bloco H, São Domingos, Niterói - RJ, CEP 24210-201 Telefone: 3764-7763, e-mail: wmrezende@id.uff.br Desde de março de 2020, os projetos e as ações do Programa Dá Licença também têm sido realizados em ambientes virtuais. Site do Dá Licença: http://dalicenca.uff.br/ Canal do Youtube: https://www.youtube.com/programadalicenca Demais links: https://apptuts.bio/programadalicenca Tendo em vista o período de pandemia, a equipe do Programa trabalhou de forma intensa na criação de ferramentas e espaços virtuais que possibilitem a realização das demais atividades de forma remota. A revitalização do site e a criação de outros canais de comunicação (Canal no Youtube, perfil no Instagram, página no Facebook, grupos no Whatsapp e Telegram) tem possibilitado a divulgação e avaliação das ações do Programa. Contudo, com a suspensão das medidas de distanciamento social, as atividades voltaram a acontecer de forma presencial, respeitando os protocolos de saúdes estabelecidos pela Universidade. Por outro lado, a incorporação das tecnologias digitais e das redes sociais, o Dá Licença potencializou sua capacidade de realização e divulgação de suas atividades. Saímos da pandemia, mais fortes.
Objetivo
>> Geral Administrar um espaço físico, ambientes virtuais e projetos articulados integrando Ensino-Pesquisa-Extensão na UFF destinados à produção/divulgação de conhecimento, promoção de intercâmbios, realização de eventos e interação Universidade - Sociedade, no âmbito da Educação Matemática, em prol do trabalho efetivo e formação continuada de profissionais da área, bem como da própria melhoria intrínseca do Ensino em seus diversos níveis, nesta particularmente inclusas, de forma mais imediata, ações e iniciativas que possam contribuir para o enriquecimento da formação de alunos de Licenciatura em Matemática. >> Específicos - Administrar propriamente a sala Dá Licença (sede do programa), quanto à sua utilização, preservação/aperfeiçoamento de suas instalações, biblioteca, acervo do centro de memória da educação matemática e equipamentos; - Manter atualizados arquivos de documentos relacionados, direta ou indiretamente, à evolução do Dá Licença enquanto programa de extensão permanente; - Fazer a manutenção do minilaboratório de informática do Programa Dá Licença, possibilitando o seu uso pelos alunos para a pesquisa por meio da Internet e para a produção de material didático para o ensino de matemática e estatística da educação básica; - Continuar o processo de catalogação e disponibilizar o acervo bibliográfico (já catalogado) do Centro de Memória da Educação Matemática do Programa Dá Licença afim de que este possibilite a prática de pesquisa em História do Ensino de Matemática; - Disponibilizar o acervo bibliográfico da Biblioteca Dá Licença e o material didático produzido pela equipe para o público em geral; - Investir formas de viabilização e divulgação (em âmbitos interno ou externo à UFF) das várias atividades previstas pelos projetos vinculados ao programa, em cada gestão anual, junto aos seus respectivos coordenadores responsáveis; - Realizar a manutenção e potencializar as ferramentas do site do Programa Dá Licença, do Facebook, Instagram e canal do Programa no Youtube; - Promover ações e iniciativas, avaliando-as de forma contínua junto aos coordenadores dos projetos vinculados e de suas ações, em prol da articulação/integração destes, não só quando da proposta de renovação para cada gestão anual do programa, mas, paralelamente, ao longo de sua execução na prática; - Avaliar, ao final de cada gestão anual, junto à equipe de coordenadores dos projetos vinculados, os resultados alcançados por estes e pelo programa como um todo, no sentido de seu contínuo aperfeiçoamento para gestões seguintes; - Divulgar permanentemente o programa como um todo, bem como buscar formas de intercâmbios com outros profissionais ou grupos que invistam em ações e iniciativas com fins análogos, em âmbito externo ao Instituto de Matemática e Estatística da UFF (dentro ou fora de nossa instituição), notadamente em (ou a partir de) congressos, ou similares, de Educação Matemática; - Elaborar, catalogar e disponibilizar nos ambientes virtuais do Programa o material didático produzido pelas ações e projetos integrantes para a formação continuada de professores de matemática; - Realizar as ações do Cineclube de Matemática e Estatística, com apresentação de vídeos e filmes relacionados à Matemática e ao seu ensino; - Participar com atividades ou divulgar os produtos do Programa Dá Licença em eventos de Matemática, de Educação ou de Ensino de Matemática; - Realizar o evento Dia da Matemática em maio de 2024; - Realizar o I Con-Licença (I Congresso de Professores de Matemática do Programa Dá Licença) em setembro de 2024; - Realizar, em parceria com o Instituto GeoGebra do Rio de Janeiro, o IV Encontro Internacional do GeoGebra em Língua Portuguesa; - Estimular a pesquisa na área de História do Ensino de Matemática ou outras áreas da Educação Matemática; - Elaborar ebooks temáticos pelo Caderno Dá Licença, em parceria com outros projetos do Programa como ‘Se Jogando na Matemática’, ‘História em Quadrinhos no Ensino de Matemática’ e ‘Modelagem Matemática no Ensino de Matemática’; - Publicar as edições do Jornal Dá Licença (números 85, 86, 87 e 88); - Publicar os novos jogos elaborados pelo Projeto Se Jogando na Matemática no site do Programa, com orientações pedagógicas e fichas de atividades para professores; - Realizar a formação continuada de professores das redes municipais de ensino de Niterói-RJ; - Participar em eventos internos da Universidade, como a III Mostra Científica Virtual – DIECI UFF e a SEMEXT 2024; - Participar de eventos externos à Universidade na área de Educação, Ensino e Educação Matemática; - Realizar oficinas na Semana da Matemático da UFF e no Encontro do Projeto MOP do IMPA; - Realizar oficinas, palestras e minicursos pelo projeto Eventos em Educação Matemática; - Realizar oficinas e palestras pelo projeto Eventos em Educação Matemática em parceria com outros projetos do Programa como Se Jogando na Matemática, História em Quadrinhos no Ensino de Matemática, MatemAtiva: Matemática Ativa e Criativa, Modelagem Matemática no Ensino de Matemática, Educação Matemática Antirracista - EMAR e Educação Financeira Escolar; - Acompanhar as atividades dos projetos vinculados ao Programa, tais como MatemAtiva: Matemática Ativa e Criativa, Modelagem Matemática no Ensino de Matemática, Educação Matemática Antirracista - EMAR e Educação Financeira Escolar; - Realizar o Seminário em Educação Matemática: Pesquisa e Prática; - Realizar oficinas em escolas da educação básica, elaboradas pelas ações e projetos que compõem o Programa.
Resumo
O Dá Licença, Programa de extensão vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística, e em execução desde 1999, consiste de um conjunto de projetos articulados integrando Ensino-Pesquisa-Extensão voltados para a formação inicial e continuada do professor de matemática e que visam essencialmente: Produção e Intercâmbio de Informação; Integração Ensino/Serviço/Sociedade; Eventos. Fazem parte do núcleo permanente os seguintes projetos: ‘Caderno Dá Licença’; ‘Jornal Dá Licença’ e ‘Eventos em Educação Matemática’. Somam-se a esses, os projetos História em Quadrinhos no Ensino de Matemática, Se Jogando na Matemática, Modelagem Matemática no Ensino de Matemática, Matema.Ativa: Matemática Ativa e Criativa, Educação Matemática Antirracista - EMAR (novo), Educação Financeira Escolar (novo), Recursos Educacionais Digitais para Matemática (novo), além das seguintes ações: Cineclube de Matemática e Estatística do IME’, Seminários Ensino de Matemática: Pesquisa e Prática; Novas Tecnologias na Formação do Professor de Matemática; e o ‘Centro de Memória de Educação Matemática e Biblioteca Dá Licença’, que tiveram suas atividades retomadas com o retorno do ensino presencial em 2022.