Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar do HUAP
Enviar um e-mail
Coordenador :
Anna Christina Pinho de Oliveira
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401795.2258.301509.20022024
Departamento/Setor:
HUAP
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Programa
Publico Alvo :
Embora o ênfase deste projeto de extensão sejam as ações diretamente relacionadas os pacientes sintomáticos respiratórios, pela sua possibilidade de disseminar tuberculose, o público alvo principal dessa atividade é composto por todo e qualquer paciente internado no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), assim como alunos, técnico-administrativos, profissionais de saúde e professores que frequentem o hospital. As medidas preventivas de contaminação contemplam a todos os pacientes e a população flutuante do nosocômio. Pacientes com suspeita de tuberculose (TB) de difícil confirmação diagnóstica são encaminhados pela rede pública para o HUAP. Por se tratar de um hospital terciário, há exames disponíveis restritos ao HUAP, justificando esse perfil de assistência. O processamento desses materiais obtidos são acompanhados até a liberação dos seus resultados, inclusive aqueles que demoram vários meses para serem concluídos. Caso o diagnóstico de TB se confirme, seja por BAAR, Teste Rápido Molecular para Tuberculose, ou Cultura para Micobacteria, esse paciente, caso não esteja internado no momento do diagnóstico, é contactado e encaminhado para realização do tratamento na unidade de referência próxima ao seu domicílio. Em data futura, quando há identificação da espécie de micobactéria e definição do seu perfil de sensibilidade meses depois, novamente o paciente é contactado e orientado a buscar os seus novos resultados. Durante a busca ativa de pacientes com TB no hospital, os casos são discutidos com a equipe responsável por cada paciente, ou seja, principalmente com médicos e estudantes de medicina, mas também com a farmácia, enfermagem, laboratório, engenharia hospitalar e, por vezes, o serviço social. Há uma atenção especial aos alunos de medicina nesses encontros, pois apesar da sua importância epidemiológica, as atividades teóricas voltadas para o ensino da TB são poucas. Desde 2022, cuidados específicos com os diferentes materiais possíveis de gerar diagnóstico de tuberculose após a sua coleta, principalmente o escarro, vêem sendo tomados. O envolvimento da equipe de enfermagem é fundamental nesse trabalho e ações específicas estão acontecendo de forma regular para que este grupo se mantenha atento as regras de coleta e conservação do material, até o início do seu processamento pelo grupo do laboratório. Acadêmicos de medicina poderão consolidar seus conhecimentos teóricos sobre tuberculose e aprenderão mais sobre a avaliação diagnóstica através da imagem, com ênfase na avaliação da radiografia de tórax, através de atividades remotas. Esta ação não se restringe aos alunos da UFF.
Local de atuação:
Hospital Universitário Antonio Pedro - HUAP As atividades remotas são realizadas em plataformas digitais de amplo domínio público.
Objetivo
Objetivo Geral Desenvolver e implantar técnicas efetivas de prevenção e controle da tuberculose no âmbito do HUAP, garantir a entrega dos resultados dos exames dos pacientes em investigação para tuberculose no HUAP e incrementar o conhecimento sobre tuberculose para os alunos de medicina, de forma remota. Objetivos das Atividades no HUAP Realizar precocemente baciloscopia (BAAR) e Teste Rápido Molecular para Tuberculose dos materiais obtidos durante as investigações; Efetuar a identificação precoce do paciente internado com a possibilidade de tuberculose doença; Promover o isolamento respiratório em todo paciente sob suspeita e, principalmente, com diagnóstico de Tuberculose (TB) Pulmonar no momento da internação; Monitorar medidas administrativas, aquisição e distribuição de insumos, além da adequação da qualidade dos isolamentos respiratórios; Informar e orientar os pacientes externos, caso algum exame complementar tenha sido compatível com TB; Efetuar o treinamento em serviço do controle da Tuberculose Hospitalar para funcionários, professores e discentes em atuação no HUAP; Reduzir o adoecimento de profissionais de saúde por TB e, em segunda etapa, redução da viragem da Prova Tuberculínica (antigo PPD) Aplicar e realizar a leitura da Prova Tuberculínica (PPD); Acompanhar os resultados das coletas de IGRA; Buscar a qualidade do escarro e demais materiais colhidos na investigação diagnóstica da tuberculose nos pacientes internados e externos referenciados ao HUAP. Objetivos das Atividades Remotas Garantir que o aluno termine o Curso de medicina atualizado quanto aos conteúdos de tuberculose, caso assim o deseje; Capacitar o aluno a desenvolver todo o raciocínio clínico necessário para atuar nas diferentes formas de apresentação da TB doença e TB latente (ILTB) Ensinar avaliação radiológica aos estudantes de medicina, com ênfase nas imagens clássicas que sugerem o diagnóstico de tuberculose.
Resumo
O Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar (PCTH) do HUAP, em atividade desde 2006, procura reduzir a possibilidade de infecção e adoecimento por Tuberculose (TB) entre pacientes, alunos, técnico-administrativos, profissionais de saúde e professores. O Programa atua através de Medidas de Biossegurança: identificação precoce de possíveis infectantes através da busca ativa de sintomáticos respiratórios internados no HUAP, visando identificação precoce de possíveis infectantes; controle de fluxo de pacientes externos em investigação diagnóstica e informação técnicas aos profissionais de saúde; Medidas Ambientais de Engenharia: ações que restrinjam a disseminação aérea do bacilo pela exaustão do ar e isolamento dos suspeitos ou doentes internados no HUAP; Medidas de Proteção Respiratória Individuais: utilização de respiradores para proteção individualizada. Pelo seu perfil de hospital terciário, o HUAP está capacitado para realizar diferentes exames complementares capazes de contribuir na investigação da TB de difícil diagnóstico assistindo, além dos pacientes internados, também aos pacientes externos oriundos de toda a Região Metropolitana II. Desde 2022, medidas de capacitação para que os diferentes materiais obtidos sejam de melhor qualidade e sua conservação adequada até a sua chegada no laboratório. O principal objetivo aqui, é tentar aumentar ao máximo a positividade dos exames realizados. A investigação da TB latente, com a realização da Prova Tuberculínica (PT/PPD) ou acompanhamento nas dosagem do IGRA, também estão incluída nas ações do PCTH. Em 2024, o grupo pretende dar continuidade aos Cursos de Atualização de Tuberculose, com os alunos da medicina da UFF e de outras escolas, através de atividades remotas.