Projeto CUIDAR: Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil
Enviar um e-mail
Coordenador :
Stephan Malta Oliveira
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
405192.2247.290152.01042024
Departamento/Setor:
MMI
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Crianças e adolescentes com até 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade psicossocial, apresentando algum sinal de sofrimento psíquico
Local de atuação:
Serviço de Psiquiatria da Infância, Juventude e Família - Campus do Mequinho
Objetivo
Os principais objetivos do Projeto são: Relacionados à clínica: promover o bem-estar e a qualidade de vida das crianças e adolescentes assistidos Tratar os diversos transtornos mentais da infância e adolescência, tanto com psicofarmacoterapia, quando indicado, quanto com abordagens psicossociais. Busca-se por meio do vínculo afetivo, da validação da experiência emocional do outro: possibilitar ao paciente o acesso à sua própria afetividade, o alargamento de seu horizonte emocional; que o paciente possa dar um sentido às suas angústias, aprendendo a manejá-las melhor; a modalização/modulação dos afetos, isto é, a transformação do sofrimento em fruição; busca-se ainda produzir encontros autênticos na clínica, possibilitando aos pacientes o acesso a uma existência preenchida de sentido bem como o alívio do sofrimento vivenciado. Além disto, busca-se por meio do encontro clínico a produção de novos modos de subjetivação e singularização por parte das crianças e adolescentes assistidos; modos mais felizes, criativos e plenos de existência. Relacionados à formação acadêmica: Proporcionar aos alunos o contato com os pacientes, o estabelecimento de relações de empatia e confiança com os mesmos. Possibilitar que os alunos adquiram conhecimentos teórico-práticos acerca de noções como integralidade do cuidado, uso racional e criterioso da psicofarmacoterapia na infância e adolescência, medicalização/patologização da infância e adolescência, além de noções gerais sobre anamnese, exame psíquico, diagnóstico e conduta terapêutica na psiquiatria infanto-juvenil. Relacionados ao impacto social: Realizar assistência a crianças e adolescentes com problemas de saúde mental, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade social, contribuindo desta maneira para a melhoria da qualidade de vida e promoção do bem-estar dos pacientes assistidos bem como para a prevenção do agravamento do sofrimento mental e do comportamento suicida.
Resumo
O Projeto Cuidar: Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil é realizado de forma contínua no Setor de Psiquiatria da Infância, Juventude e Família no Campus do Mequinho e se volta à assistência psiquiátrica de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental, sobretudo pacientes com história de sintomatologia psicótica, autolesões ou comportamento suicida. A assistência é feita de forma individual e coletiva (por meio de oficina expressiva). O projeto se fundamenta na perspectiva da Clínica Ampliada, a qual compreende o ser humano em sua integralidade, ou seja, em suas mútliplas dimensões - biológica, psicológica e sócio-cultural. A Clínica Ampliada possibilita a articulação entre diferentes enfoques teóricos, além de se opor à clínica biomédica tradicional em sua visão reducionista no campo teórico-prático da saúde mental. Os principais referenciais utilizados são a fenomenologia da vida, de Michel Henry, e o existencialismo, delimitado este nos seguintes autores: Kierkegaard, Lévinas, Buber, Marcel e Viktor Frankl. O enfoque se dá na valorização da afetividade de cada paciente, em ajudar estes/as a lidarem com suas angústias e a modalizarem seus afetos; busca-se ainda construir encontros autênticos na clínica, reconhecendo cada paciente em sua unicidade. O Projeto se subdivide em 2 sub-projetos: Projeto VIDA, voltado para o cuidado a crianças e adolescentes que apresentam quadro de autolesões ou comportamento suicida; e o Projeto ACOLHER, voltado para o acolhimento de crianças e adolescentes com sintomatologia psicótica. A ação visa também contribuir para a formação discente, no sentido de propiciar a aquisição de novos conhecimentos e habilidades.