Projeto Cinderela - Autoestima e Saúde Bucal para mulheres em tratamento oncológico.
Enviar um e-mail
Coordenador :
Lucíola Rangel de Luca
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401220.2258.48995.20022024
Departamento/Setor:
MOT
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público alvo será composto por mulheres em qualquer fase do tratamento oncológico, que serão atendidas na clínica odontológica da Faculdade de Odontologia da UFF, em Niterói; 50 estudantes do curso de odontologia participarão com voluntários, seja no atendimento odontológico das participantes, seja nas oficinas de melhoria da autoestima oferecidas no projeto; Também estão envolvidos docentes, que estarão conduzindo as atividades clínicas, de profissionais da saúde, como consultores e palestrantes, profissionais de beleza e fotógrafos.
Local de atuação:
Faculdade de Odontologia - Universidade Federal Fluninense - Campus do Valonguinho.
Objetivo
Este projeto tem como objetivos: - Promoção da saúde bucal de mulheres em fase do tratamento oncológico. - Contribuir para a melhoria da autoestima da mulher em fase do tratamento oncológico. - Contribuir para a formação profissional do estudante - Produzir uma cartilha informativa para ser distribuída gratuitamente para as pacientes com câncer, bem disponibilizar para distribuição nos centros de atendimento.
Resumo
A oncoterapia, frequentemente, resulta em efeitos adversos agressivos. Em se tratando de mulheres em fase de tratamento oncológico, as dificuldades assumem contornos delicados, que extrapolam as questões físicas. As sequelas aparentes afetam significativamente a autoestima dessas mulheres, podendo causar depressão e até mesmo quadros de reclusão. Fatores que dificultam e podem, até mesmo, impedir a continuidade do tratamento. A preocupação com a estética é apontada por médicos e psicólogos como uma necessidade a ser trabalhada durante o tratamento. Já o tratamento odontológico prévio visa promover a saúde bucal para minimizar as manifestações bucais que ocorrem durante o tratamento oncológico e melhorar a qualidade de vida da paciente. A interação dialógica que se estabelece entre estudantes, professores e pacientes durante a ação, somada a necessidade das mesmas quanto a um atendimento odontológico especializado e humanizado justifica esta ação de extensão. Este projeto vai além da promoção da saúde bucal. Ele estimula a reconstrução da autoestima através de serviços como: hidratação da pele, maquiagem profissional, massagem nas mãos, fotografia, oficina de lenços, palestras, doação de lenços e acessórios, oficina de yoga, entre outras atividades. Tirar proveito do potencial da universidade, promover a formação profissional ética e cidadã e ainda possibilitar a transformação da realidade social em que se encontram essas mulheres é o objetivo desta ação de extensão.