Coordenador : André Augusto Pereira Brandão
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 407062.2247.209712.03062024
Departamento/Setor: CIAC/EX
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A princípio, o projeto terá como público-alvo os servidores e terceirizados atuantes na Reitoria da Universidade. Externamente, associados de cooperativas de reciclagem e cidadãos cadastrados em projetos sociais vinculados a ele também serão atingidos pelos objetivos e ações do projeto. A parceria com entes públicos, como a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN) e, outros entes, como a Fundação Euclides da Cunha, também serão fundamentais.
Local de atuação: As atividades do projeto serão desenvolvidas inicialmente na Reitoria da Universidade, posteriormente o objetivo é que a coleta seletiva seja implantada em todos os campi da UFF.
Objetivo
Objetivo geral: Implementar a coleta seletiva na Reitoria da Universidade Federal Fluminense, visando a expansão para outros campi da instituição. Objetivos específicos: 1. Estabelecer parcerias com empresas locais de reciclagem para garantir o destino adequado dos materiais coletados e a destinação correta dos resíduos que não podem ser reciclados. 2. Sensibilizar e capacitar a comunidade acadêmica e administrativa da UFF sobre a importância da coleta seletiva e da gestão adequada de resíduos. 3. Monitorar e identificar rmelhorias quanto às ações do projeto para que posteriormente seja implementada a coleta seletiva em outros campi da universidade.
Resumo
A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante e a Universidade Federal Fluminense está empenhada em promover ações que visem a conscientização sobre esse assunto. A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), com o objetivo de dar suporte às práticas de sustentabilidade na universidade e estimular a formação de uma cultura organizacional favorável ao desenvolvimento sustentável, realizará ações com foco na temática entre a comunidade universitária. Uma das iniciativas será a implementação de um projeto de coleta seletiva nos diversos campi da universidade. A coleta seletiva envolve a separação e o recolhimento diferenciado dos resíduos recicláveis ou reutilizáveis. Ela promove a reciclagem de materiais e minimiza os impactos ambientais, diminuindo o volume de resíduos destinados a aterros sanitários. Além disso, a ação também pode gerar renda e inclusão social, diante da valorização dos trabalhadores envolvidos na cadeia de reciclagem, como catadores e cooperativas. Desta forma, colocar o projeto em prática demonstrará o comprometimento da instituição com a sustentabilidade ambiental e social. O projeto de coleta seletiva a ser implantado primeiramente na Reitoria permitirá que a gestão teste e faça ajustes nas estratégias das ações previstas em um ambiente controlado e mais restrito, possibilitando identificar e solucionar desafios antes de implementá-lo em uma escala maior. As atividades já foram iniciadas no ano de 2023 como a construção do diagnóstico e de uma rede de apoio com indivíduos e instituições como a FEC e CLIN que possuem a expertise para o desenho dos objetivos e metas a serem cumpridas pelo projeto.