Promovendo as ações de extensão no Instituto de Química da UFF (2024)
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Coordenador :
Joana Guilares de Aguiar
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401241.2258.352100.20022024
Departamento/Setor:
GQI
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Local de atuação:
Niterói
Objetivo
Objetivo geral: acompanhar, assessorar, fomentar e divulgar as ações de extensão no Instituto de Química da UFF (Campus Niterói). Objetivos específicos: Planejar, viabilizar e acompanhar a realização da III Jornada de Extensão do IQ-UFF, por meio de orientações à Comissão Organizadora do evento; Oferecer suporte contínuo aos atores envolvidos com atividades de extensão no IQ-UFF; Assessorar a Coordenação de Curso e a Direção da Unidade no que tange qualquer assunto ou demanda relativa à Extensão; Identificar, divulgar e fomentar as ações de extensão do IQ; Planejar ações de fortalecimento da extensão no IQ no médio e longo prazo; Estabelecer a forma de funcionamento da Comissão Local de Extensão; Criar conteúdos informativos, de reciprocidade com a Sociedade e com a UFF e divulgar as ações de extensão do IQ-UFF nas mídias sociais.
Resumo
Com a resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEx/UFF nº 567 de 24 de novembro de 2021 que dispõe sobre a regulamentação da incorporação da extensão universitária nos currículos dos cursos de graduação notou-se a necessidade de criar formas de identificar e divulgar projetos de extensão no Instituto de Química bem como fomentar ações educativas voltadas à Extensão e uma participação mais crítica da comunidade acadêmica no que tange a curricularização da Extensão Universitária. Por meio deste projeto, as disciplinas que passarão a ter esse caráter extensionista terão um espaço de divulgação dos seus trabalhos para a sociedade por meio da III Jornada de Extensão do IQ, será possível por meio de ações presenciais e via mídias sociais promover espaços de debate, fortalecendo as ações de extensão do IQ com plena articulação entre o ensino, pesquisa e sociedade, integrando o discente como protagonista neste processo e envolvendo toda a comunidade acadêmica.