Realidade Virtual na Casa da Descoberta
Enviar um e-mail
Coordenador :
Lucas Mauricio Sigaud
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402067.2258.301760.21022024
Departamento/Setor:
GFI
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Baseado no número médio de visitantes da Casa da Descoberta, esperaríamos uma quantidade de visitas da ordem de entre 8000 e 9000 pessoas ao ano (baseado na série de últimos 3 anos, descontando os dois anos da pandemia do COVID-19). Com a instalação das novas estações de Realidade Virtual (totalizando 10) esperávamos atingir todo o público visitante também com esta nova atividade. Por outro lado, as atividades desenvolvidas ao longo deste projeto, por serem de geração de conteúdo permanente, tem efetividade de prazo indeterminado, ficando como legado para os anos vindouros. Com isso, apresentamos aqui a média de público de anos anteriores da Casa da Descoberta ponderado pela possível utilização dos equipamentos como um prognóstico para a futura utilização dos frutos do projeto atual.
Local de atuação:
Casa da Descoberta, o museu de divulgação científica da UFF, localizado no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.
Objetivo
Dentre os objetivos gerais deste projeto, podemos destacar: - Implementar um ambiente de Realidade Virtual imersivo (3D e 360º) na Casa da Descoberta, com diversas estações para atividades didáticas e de divulgação científica para o público diverso que frequenta o espaço. - Ampliar os níveis de alfabetismo científico dos indivíduos em geral, procurando despertar o interesse pela aprendizagem científica ao longo da vida. - Sugerir estratégias de complementaridade entre ações educativas formais e não formais, na escola e nos museus e centros de ciência, a partir dos conteúdos de Realidade Virtual desenvolvidos ao longo da vigência do projeto. - Expandir o acervo material da Casa da Descoberta para o mundo digital, abrindo novas fronteiras na apresentação de diversos conceitos de ciências (das mais diferentes áreas). Além do exposto acima, podemos enumerar vários objetivos específicos da inclusão de ambientes de Realidade Virtual na Casa da Descoberta, como por exemplo: - Apresentar propostas inovadoras do ponto de vista metodológico no ensino de ciências. - Introduzir nos currículos universitários de formação de professores o tema da educação científica não formal (no ano de 2019 já foi criada a disciplina de Ciência em Museus, proposta pelo coordenador deste projeto no Departamento de Física, vinculada à Casa da Descoberta, para este fim). - Oferecer um local alternativo onde os alunos de licenciatura de diferentes cursos oferecidos na Universidade possam desenvolver estágios curriculares ou realizar pesquisas (tivemos diversos estagiários da licenciatura, orientações de TCC, e estamos com uma dissertação de mestrado em andamento voltado justamente para a Realidade Virtual como forma de divulgar ciência). - Possibilitar o desenvolvimento de conteúdo de Realidade Virtual específico para a Casa da Descoberta, dando-lhes o devido crédito e contribuindo tanto para a sua formação quanto para o acervo digital a ser formado. Oito destas atividades já foram produzidas e estão em uso, envolvendo colaborações tão diversas quanto o Instituto de Medicina da UFF e o Projeto Ilhas do Rio. - Promover o contato de visitantes de diferentes localidades e níveis sociais o contato com tecnologia de ponta que seja capaz de disseminar cultura científica. - Desenvolver, a longo prazo, material para visitas guiadas em Realidade Virtual para os laboratórios da UFF, divulgando a atuação dos pesquisadores universitários para um público mais amplo. Em particular, o projeto proposto aqui almeja como metas primárias e objetivas: - Em colaboração com o Instituto de Computação e tendo em vista a aquisição de equipamentos via o projeto PDPA e sua proposta, desenvolver conteúdo próprio de Realidade Virtual para a Casa da Descoberta. - Ter alguém de formação em física (ou ciência correlata) como participante ativo na parte de elaboração de conteúdo científico dos aplicativos trabalhando diretamente com o grupo MediaLab do Instituto de Computação. - A reforma no espaço físico onde ficará o centro de Realidade Virtual da Casa da Descoberta está em fase de conclusão, com inauguração prevista para abril. A participação de um bolsista para pensar no atendimento ao público no novo espaço será essencial.
Resumo
A realidade virtual tem sido cada vez mais amplamente utilizada tanto em aplicações de ensino, de diversas áreas do conhecimento, quanto de divulgação científica. Por exemplo, o IEN (Instituto de Energia Nuclear) da USP vem apresentando resultados extremamente positivos em atingir a população externa à universidade. Baseado nisso, surgiu uma colaboração entre a Casa da Descoberta e o MediaLab, do Instituto de Computação, cujo objetivo é incorporar ambientes de realidade virtual na Casa da Descoberta. Para tanto, equipamento de realidade virtual já foi adquirido e encontra-se em uso na Casa da Descoberta, com a utilização de conteúdo desenvolvido na parceria com o MediaLab. O projeto PDPA em andamento (em parceria com a prefeitura de Niterói) - iniciado em maio de 2021 - permitiu a aquisição de material para a instalação de quatorze estações de Realidade Virtual. Um dos principais objetivos nossos é o desenvolvimento de conteúdo próprio e original para a Casa da Descoberta, que englobem tanto a divulgação científica propriamente dita - atividade primária e fundamental do espaço, em particular em visitas escolares - quanto contribuir para a formação de estudantes da UFF e divulgar o próprio espaço da universidade para o público ao largo. O projeto atual visa essa consolidação junto ao espaço novo da Casa da Descoberta exclusivo para atividades com realidade virtual, a ser inaugurado.