Reconfigurações Jornalísticas
Enviar um e-mail
Coordenador :
Rachel Bertol Domingues
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
409695.2247.324912.26082024
Departamento/Setor:
GCO
Área Temática :
Comunicação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Alunos em formação da rede escolar; outros jornalistas em formação; comunidade acadêmica; professores e jornalistas; membros da sociedade civil.
Local de atuação:
Niterói (UFF)
Objetivo
A seguir, listos objetivos que destacamos para o projeto: - Publicar no site do projeto Reconfigurações Jornalísticas as entrevistas com livre acesso. O site é a plataforma que nos permite o acesso e a troca social, por reunir as informações que queremos levar ao público. - Aprofundar os laços com outras ações, como as da Rede Nacional de Combate à Desinformação, à qual o projeto é associado, para ampliar ações e publicização do projeto. - Divulgar continuamente o material do projeto e do site em redes sociais, como o Instagram, a partir de perfil próprio do projeto. - Realizar debates públicos, em escolas públicas e privadas e possivelmente outros espaços que propiciem a troca social, sobre os resultados da pesquisa. São momentos para discutir a prática do jornalismo, em suas múltiplas frentes, buscando compreender como o jornalismo é um tipo de informação específica, produzida com base em métodos profissionais, que possui especificidades em relação ao conjunto das informações disponíveis nas redes. - Dar destaque para o debate sobre a desinformação na interlocução social. Como enfrentar o problema das fakenews? Trata-se, atualmente, de questão muito complexa, mas nossa aposta é no diálogo e na informação sobre o que seria a informação de qualidade e onde encontrá-la. Pesquisa, reunião e síntese de material empírico a fim de possibilitar uma análise crítica ampla do cenário dos nativos digitais no jornalismo. - Mobilizar alunos em nível de pós-graduação para que participem da elaboração do material a ser publicado no site e apresentado à sociedade. Essa mobilização pode ocorrer por meio de grupos de estudo e reuniões de leitura e discussões no âmbito do grupo de pesquisa que coordeno no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). O grupo se chama Tempos: Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano. - Usar o material como fonte didática para as aulas de Graduação em Jornalismo, consolidando o tripé pesquisa-ensino-extensão.
Resumo
Este projeto tem como objetivo ampliar a interlocução com a sociedade sobre o jornalismo de qualidade praticado em ambientes de mídia digital. Queremos contribuir para dar maior transparência para o jornalismo praticado em redes nos cenários de ampla desinformação e grande fluxo informacional. Como distinguir o jornalismo de outras formas de informação e comunicação difundidas nas mídias digitais? Qual a importância do método para o trabalho jornalístico e como esses métodos se reconfiguram de maneira criativa nas redes? Como ler o jornalismo, em contraposição à desinformação sistêmica, e o que continua a justificar sua presença como voz autônoma na democracia digital? Muitos dos veículos nativos digitais possuem ainda memória efêmera, sendo difícil sua preservação em hemerotecas e, assim, também queremos contribuir para o conhecimento de sua história e memória social. Essas questões são primeiramente investigadas em uma série de entrevistas, realizadas com base em método de história oral, cuja primeira fase encontra-se disponível no sitehttps://www.reconfiguracoesjornalisticasuff .com/. O site, de livre acesso, é uma das frentes de interlocução com a sociedade, que se complementa com encontros com agentes da sociedade civil. O projeto, desenvolvido eventualmente em disciplinas de extensão na graduação de Jornalismo, possui como base uma pesquisa sobre os novos meios, integrado a um tripé ensino-pesquisa-extensão.