Coordenador : Begoña Alarcón Cotillas
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 406578.2247.324505.09072024
Departamento/Setor: GMA
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Serão produzidos conteúdos para as redes sociais do projeto e do programa Dá Licença que ficarão disponibilizadas para qualquer pessoa, educador ou não, cientista ou não, com conhecimentos de matemática ou não. O objetivo é atingir um público cada vez maior. Também serão produzidos materiais para nossos alunos de graduação e pós-graduação.
Local de atuação: Presencialmente: Escolas Municipais, Estaduais e Federais de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Rio de Janeiro. Museus e outros centros de divulgação da ciência. Universidades e institutos de ensino superior estaduais e federais do Estado do Rio de Janeiro. Online: ambientes virtuais de aprendizagem, Google Meet ou semelhante, site e redes sociais vinculadas ao programa Dá Licença e ao projeto.
Objetivo
O objetivo geral é modernizar o ensino da matemática através da criação e utilização de recursos educacionais digitais, promovendo uma aprendizagem significativa e envolvente. Como objetivos específicos temos os seguintes: - Desenvolver Recursos Didáticos Digitais: Criar eBooks, vídeos, animações e aplicativos interativos que facilitam a compreensão de conceitos matemáticos. - Realizar Oficinas: Organizar eventos ou atividades em parceria com escolas de ensino básico ou centros de ensino superior para colocar em prática as tecnologias e propostas desenvolvidas pelo projeto. - Produzir e divulgar conteúdos: Utilizar plataformas digitais e redes sociais para disseminar conteúdos específicos da matemática a qualquer nível, recursos, curiosidades e métodos inovadores. Produzir artigos científicos e apresentar trabalho em revistas e eventos acadêmicos. - Capacitar Professores: Oferecer cursos e oficinas presenciais e online para professores (da rede básica e superior) e alunos da licenciatura, difundindo o uso de tecnologias digitais na educação matemática e mostrando exemplos de integração de tecnologias digitais em práticas pedagógicas.
Resumo
O REDMAT (Recursos Educacionais Digitais para a divulgação da Matemática) é um projeto educacional digital inovador que tem como objetivo aproximar a matemática da sociedade por meio de tecnologias digitais. Desde 2021, foi ação do Programa Dá Licença, e em 2024, pretende se consolidar como um projeto integrante dentro do mesmo programa. O escopo do REDMAT abrange a produção de uma ampla gama de recursos didáticos digitais, incluindo ebooks mais intuitivos e acessíveis, aplicativos interativos, vídeos e animações. Uma ênfase especial é dada ao desenvolvimento de atividades criativas e envolventes que possam ser implementadas em sala de aula por meio de tecnologias. A divulgação desses recursos e atividades é realizada por meio de oficinas, eventos acadêmicos, revistas científicas, plataformas digitais e redes sociais. O objetivo é inspirar os professores a inovar em suas práticas pedagógicas, incorporando mais recursos digitais em seus métodos de ensino. Entre os objetivos do projeto também está capacitar professores e formar alunos na produção desses recursos digitais, enfatizando não apenas a tecnologia, mas também a metodologia de ensino e a reflexão sobre o impacto das tecnologias educacionais dentro e fora de sala de aula. Essa abordagem abrangente visa facilitar a aprendizagem, o ensino e a divulgação da matemática em todos os níveis educacionais. REDMAT busca oferecer a seus colaboradores uma experiência moderna e enriquecedora no campo do ensino, preparando-os para os desafios do mundo digital. Ao fazer isso, o projeto não apenas promove a matemática, mas também contribui para o avanço da educação digital no Brasil.