Coordenador : Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409212.2247.125492.05092024
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A RedeBioUFF irá trabalhar professores, coordenadores e pesquisadores da UFF, que pelo fto de estarem integrando uma Rede também podem ser considerados público atendido, mas o público alvo para divulgação realizada por toda a rede é para amplo público, docentes, discentes e a sociedade em geral.
Local de atuação: Instituto de Biologia da UFF
Objetivo
Os objetivos da RedeBioUFF podem ser delineados para refletir seus propósitos principais e as necessidades específicas dentro do contexto da divulgação científica e educação em biologia. Aqui estão alguns objetivos sugeridos: Integrar e Coordenar Esforços de Divulgação Científica: Estabelecer um informativo colaborativo que una os programas de pós-graduação e grupos de pesquisa do Instituto de Biologia da UFF, com o objetivo de coordenar e integrar esforços de divulgação científica. Com esse informativo, nomeado previamente de RedeInfo-PÓS, podemos Ampliar o Alcance da Divulgação Científica, expandir o impacto das atividades de divulgação científica realizadas no Instituto de Biologia da UFF, alcançando um público mais amplo e diversificado, tanto dentro quanto fora da comunidade acadêmica.
Resumo
A proposta deste projeto é estabelecer uma rede de divulgação científica em colaboração com os programas de pós-graduação existentes no Instituto de Biologia da UFF. O objetivo principal é realizar uma comunicação em rede entre as diversas ações de divulgação científica que acontecem dentro do Instituto e com isso gerar um Produto que irá centralizar e divulgar todas essas ações. A criação de uma rede de divulgação científica é de extrema importância por vários motivos: Ampliação do alcance: Ao unir diferentes e programas de pós-graduação em uma rede, a divulgação científica pode atingir um público mais amplo e diversificado, alcançando não apenas a comunidade acadêmica, mas também o público em geral. Troca de conhecimento: Uma rede de divulgação científica permite a troca de conhecimentos, experiências e recursos entre os membros participantes. Isso pode levar a uma colaboração mais eficaz na produção e disseminação de informações científicas. Fortalecimento das iniciativas existentes: Ao integrar diferentes esforços de divulgação científica, é possível fortalecer as iniciativas já em andamento, maximizando seu impacto e alcance. Estímulo à inovação: A colaboração entre diferentes instituições e indivíduos dentro da rede pode estimular a inovação na forma como a ciência é comunicada e disseminada, levando ao desenvolvimento de novas abordagens e estratégias de divulgação. Promoção da inclusão: Uma rede de divulgação científica pode ajudar a promover a inclusão ao desenvolver e compartilhar recursos acessíveis para públicos diversos, incluindo pessoas com deficiências físicas, sensoriais ou cognitivas.