Coordenador : Claudio Fernandes da Costa
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409430.2247.49173.16082024
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
Tipo: i equals 0
Local de atuação: O 'Observatório das 'reformas' educacionais' é um Projeto em parceria com o SEPE Angra-Paraty que articula duas importante ações: uma Plataforma digital (Repositório de materiais acadêmicos, jornalísticos e oficiais relacionados às 'reformas') parcialmente constituída e hospedada na UFF que apresentamos na presente ação; e um Curso de Extensão online, de mesmo nome do projeto, apresentado em outra ação (renovada). Na medida em que se tratam de duas importantes ações integradas e que a oferta online do curso ganhou abrangência nacional, solicitamos UM BOLSISTA para cada ação. Esse projeto, realizado, inicialmente, em 2022 numa única ação (Curso+Repositório), com grande repercussão (quase 1.000 inscritos) e excelente avaliação de seus participantes e colaboradores, nos levou a renová-lo no mesmo formato em 2023, mas a necessidade de um(a) bolsista específico para dinamizar o trabalho junto ao Repositório, nos fez desdobrá-lo em duas ações em 2024. Em articulação com o ensino e a pesquisa desenvolvidos por nós no IEAR/UFF, o presente repositório/curso será desenvolvido no sentido de socializar e aprofundar, dinâmica e dialeticamente, a reflexão e análise sobre a implementação das 'reformas' atuais em 2024. A descrição das atividades desse projeto está detalhada no item 1.5.9. Em relação aos temas e, sobretudo, materiais relativos às 'reformas'/políticas educacionais atuais, objeto dessa ação, destacamos a Lei 13.415/2017 ('reforma' do Ensino Médio [EM] ou Novo EM [NEM]), a BNCC (2017, 2018), a BNC-Formação (2019), o PNLD (2021), o 'novo' SAEB (2021), o 'novo' FUNDEB (2020), entre outras.
Objetivo
Este Repositório tem como objetivos colaborar para: Oferecer, ao longo do ano, um projeto integrado de extensão, sobretudo a educadores e estudantes, com materiais e (in)formações sobre temas pertinentes à implementação e às mudanças nas/das principais 'reformas'/políticas da Educação Básica e Superior brasileiras. Disponibiizar de forma integrada os temas, informações e materiais decorrentes do curso que integra o projeto, na rede/plataforma do Observatório, no sentido de socializar e aprofundar a reflexão e a análise sobre a implementação e as mudanças nas/das referidas 'reformas'/políticas, e seus desdobramentos em 2024. Subsidiar e ampliar o grupo de discussão (Whatsapp) do Observatório organizado e ativo desde o curso de 2022, hoje com 227 participantes. Neste sentido, por demanda de componentes desse mesmo grupo, propomos organizar um subgrupo de estudos sobre os temas e materiais utilizados no projeto de 2024.
Resumo
O 'Observatório das 'reformas' educacionais' é um Projeto em parceria com o SEPE Angra-Paraty que articula duas importante ações: uma Plataforma digital (Repositório de materiais acadêmicos, jornalísticos e oficiais relacionados às 'reformas') parcialmente constituída e hospedada na UFF que apresentamos na presente ação; e um Curso de Extensão online, de mesmo nome do projeto, apresentado em outra ação (renovada). Na medida em que se tratam de duas importantes ações integradas e que a oferta online do curso ganhou abrangência nacional, solicitamos UM BOLSISTA para cada ação. Esse projeto, realizado, inicialmente, em 2022 numa única ação (Curso+Repositório), com grande repercussão (quase 1.000 inscritos) e excelente avaliação de seus participantes e colaboradores, nos levou a renová-lo no mesmo formato em 2023, mas a necessidade de um(a) bolsista específico para dinamizar o trabalho junto ao Repositório, nos fez desdobrá-lo em duas ações em 2024. Em articulação com o ensino e a pesquisa desenvolvidos por nós no IEAR/UFF, o presente repositório/curso será desenvolvido no sentido de socializar e aprofundar, dinâmica e dialeticamente, a reflexão e análise sobre a implementação das 'reformas' atuais em 2024. A descrição das atividades desse projeto está detalhada no item 1.5.9. Em relação aos temas e, sobretudo, materiais relativos às 'reformas'/políticas educacionais atuais, objeto dessa ação, destacamos a Lei 13.415/2017 ('reforma' do Ensino Médio [EM] ou Novo EM [NEM]), a BNCC (2017, 2018), a BNC-Formação (2019), o PNLD (2021), o 'novo' SAEB (2021), o 'novo' FUNDEB (2020), entre outras.