Coordenador : Ana Luiza Bastos
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 394590.2258.50020.19022024
Unidade/Órgão Adm.: CMB
Departamento/Setor: MMO
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Local de atuação: As atividades serão planejadas e parcialmente realizadas em instalações da Universidade Federal Fluminense. Entretanto, como o objetivo é levar informações para a comunidade em geral, não temos como antever em quais locais as palestras, encontros e rodas de conversas ocorrerão durante todo o período de execução do projeto. Destaca-se ainda o fato de que parte das atividades de divulgação ocorrerão de forma virtual de forma que possamos ampliar o alcance das informações.
Objetivo
OBJETIVO GERAL :Difundir informações geradas no âmbito acadêmico entre a população no que se refere ao consumo do álcool durante a gravidez e seus efeitos nocivos sobre o feto. OBJETIVOS ESPECÍFICOS •Estimular a interrupção do consumo de álcool por gestantes. • Desenvolver boletins informativos que concentrem informações a respeito dos efeitos do álcool sobre o desenvolvimento fetal. •Divulgar estes instrumentos informativos entre crianças e adolescentes. •Divulgar estes instrumentos informativos entre a população feminina em idade reprodutiva, gestantes ou não. •Divulgar estes instrumentos informativos entre os usuários das redes sociais da internet.
Resumo
A Síndrome do Alcoolismo Fetal(SAF) é a forma mais grave de uma série de transtornos do desenvolvimento provocados pelo consumo de álcool durante a gestação. Estima-se que, por ano, a cada 1000 crianças nascidas no mundo, entre 6 e 9 tenham SAF. O álcool atravessa a membrana placentária e o feto fica exposto às mesmas concentrações alcoólicas do sangue materno. Isto interfere diretamente no crescimento celular provocando distúrbios no desenvolvimento que incluem a restrição no crescimento fetal, pequeno desenvolvimento da cabeça, alterações morfológicas e funcionais no sistema nervoso central, lesões oculares, defeitos cardíacos, malformações faciais e anomalias articulares. Assim, buscamos criar e atualizar constantemente um material informativo que intenciona despertar, principalmente a população feminina, para os efeitos teratogênicos do álcool. Esse material será divulgado com diferentes linguagens para que atinja desde o público infantil, mulheres em idade reprodutiva e gestantes até pessoas que estejam buscando informações mais aprofundadas a respeito do alcoolismo fetal. Todo o material produzido será disponibilizado através de palestras e rodas de conversa e por meio digital através do site do projeto e de páginas nas principais redes sociais. É objetivo promover também um Simpósio online sobre o tema onde serão convidados diferentes profissionais especialistas no assunto. Esperamos com isso disseminar a informação e contribuir para minimizar os efeitos nocivos que o álcool pode provocar no feto. Ressaltamos que a Síndrome do Alcoolismo Fetal é totalmente evitável com abstinência alcoólica durante a gestação e que a informação é a principal arma para sua prevenção.