Saúde mental e educação: diálogos críticos sobre medicalização da vida
Enviar um e-mail
Coordenador :
Maicon Barbosa Silva
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402093.2258.48596.21022024
Departamento/Setor:
SFP
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O projeto destina-se à comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense (estudantes da graduação e pós-graduação), e a professoras(es) da rede pública de educação do município de Niterói.
Local de atuação:
Universidade Federal Fluminense, Niterói.
Objetivo
Objetivo Geral: Construir diálogos com a comunidade acadêmica da UFF e professoras(es) da rede pública de educação de Niterói sobre questões de saúde mental em contextos de educação. Objetivos específicos: 1. Inserir e intensificar questões do campo da saúde mental na formação e atuação de educadoras(es); 2. Problematizar discursos e práticas de medicalização e patologização da vida em contextos educacionais; 3. Compartilhar e construir coletivamente experiências e estratégias de cuidado em saúde mental no âmbito das práticas educacionais.
Resumo
O projeto de extensão Saúde mental e educação: diálogos críticos sobre medicalização da vida, visa construir diálogos com a comunidade acadêmica da UFF e professoras(es) da rede pública de educação de Niterói sobre questões de saúde mental em contextos educacionais, problematizando discursos e práticas de medicalização da vida. A proposta é refletir coletivamente sobre as articulações possíveis entre os campos da Educação e da Saúde Mental no Brasil, e compartilhar saberes e experiências acerca das práticas de medicalização e de patologização da vida, cada vez mais presentes no cotidiano, inclusive nos contextos institucionais de formação e atuação no campo da educação. O projeto se destina à estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal Fluminense e a professoras(es) da rede pública de educação do município de Niterói.