Saberes e vivências socioambientais alternativas (Cópia) 20-02-2024
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Coordenador :
Gustavo França Gomes
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402288.2258.377872.20022024
Departamento/Setor:
SSN
Área Temática :
Meio Ambiente
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Estudantes, docentes e participantes da comunidade
Local de atuação:
Universidade Federal Fluminense e entidades ambientais
Objetivo
O presente projeto possui como objetivos: 1.Criação de uma rede entre a Universidade, entidades e movimentos ambientais para estudo e difusão de saberes e práticas ambientais; 2.Propiciar a estudantes, docentes e demais participantes do projeto de extensão acesso a saberes e vivências de experiências e práticas alternativas sustentáveis ambientalmente; 3. Desenvolver nos estudantes e docentes participantes o aprendizado de princípios sustentáveis ecologicamente que possam ser incorporados nas suas perspectivas áreas de atuação profissional; 4.Potencializar as atividades de difusão de saberes e experiências ecológicas desenvolvidas pelas entidades e movimentos ambientais através do seu desenvolvimento teórico.
Resumo
O projeto de extensão Saberes e vivências socioambientais alternativas desenvolverá ciclos de debates e vivências sobre saberes de bioconstrução, agroecologia, biofertilização, compostagem, práticas de manejos do solo entre outras técnicas utilizadas por comunidades tradicionais que vem sendo resgatadas e reelaboradas pelo movimento ecológico e pela ciência pautada por princípios de sustentabilidade socioambiental. Essa interação dialógica, entre a universidade e a entidade socioambiental, propiciará aos participantes do projeto, da UFF e da comunidade, a aprendizagem teórica e prática dessas técnicas que vem se tornando alternativas socioambientais mais sustentáveis em relação àquelas empregadas em larga escala pela indústria civil e o agronegócio. A agroecologia e a bioconstrução ainda encontram pouca recepção e estudo no âmbito científico nas universidades e institutos de pesquisa. A superação dessa dicotomia entre as práticas socioambientais e o conhecimento acadêmico é fundamental para o avanço das pautas ecológicas no âmbito do Estado e da sociedade civil. O enfretamento da expressão ambiental da questão social demanda também uma perspectiva interdisciplinar de interação entre diversas áreas do conhecimento e profissionais. Assistentes sociais, arquitetos, biólogos, agrônomos, historiadores, geógrafos, sociólogos, economistas entre outros tantos profissionais precisam atuar juntos para apresentar soluções para grave crise ambiental que ameaça o planeta. O projeto de extensão pretende então criar uma rede entre seus participantes, discentes, docentes, entidades e comunidade em geral, de estudo e difusão das melhores experiências socioambientais com impactos positivos para a comunidade da região.