Se Jogando na Matemática 2024
Enviar um e-mail
Coordenador :
Mônica Souto da Silva Dias
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401170.2258.155144.20022024
Departamento/Setor:
GAN
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Professores, alunos da Educação Básica e licenciandos da rede de ensino pública e privada.
Local de atuação:
As atividades do Projeto Se Jogando na Matemática acontecerão por meio de vídeos disponibilizados no canal do Youtube, lives ou encontros em ambientes virtuais preparados para este fim. A equipe do projeto tem trabalhado de forma intensa na criação de ferramentas e espaços virtuais que possibilitem a realização das demais atividades de forma remota. A revitalização do site e a criação de outros canais de comunicação (Canal no Youtube, no Instagram, Facebook, grupo no Whatsapp) tem possibilitado a divulgação e avaliação das ações do Programa. Portanto, com base os motivos expostos acima, esta coordenação não só se manifesta de forma expressa com a concordância com o trabalho REMOTO, bem como ratifica que possui condições para a sua realização. Após a suspensão das medidas de distanciamento social, as atividades voltarão acontecer de forma paralela no ambiente físico: * Sala do Programa Dá Licença, salas 508 e 510 do IME-UFF, Bloco H. * Outros locais do IME-UFF (auditório, salas de aula, laboratórios...) R. Professor Waldemar Freitas Reis, s/n° Gragoatá, IME, Bloco H, São Domingos, Niterói - RJ, CEP 24210-201 e-mail: programadalicenca@gmail.com
Objetivo
Objetivo Geral: Elaborar, produzir e disponibilizar jogos e atividades de matemática recreativa para o ensino básico de matemática e oferecer oficinas para professores e estudantes. Objetivos específicos: 1- Elaborar uma ficha de identificação de cada jogo; 2- Elaborar fichas de atividades vinculadas a cada jogo, apresentando-o como uma proposta pedagógica; 3- Produzir vídeos explicativos de cada jogo para o site; 4- Estruturar e alimentar o site Se Jogando na Matemática, disponibilizando todo o material produzido com informações necessárias para a reprodução do kit do jogo, bem como orientações didáticas; 5- Fazer a divulgação dos jogos disponíveis e do Projeto como um todo nas redes sociais do Programa Dá Licença; 6- Estruturar a execução de oficinas sobre a utilização de jogos na Educação Básica; 7- Fazer a divulgação dos jogos e do Projeto como um todo em eventos externos à UFF; 8- Elaborar novos jogos para a Educação Básica e Ensino Superior.
Resumo
O projeto tem como objetivo a produção de jogos e atividades de matemática recreativa para o ensino básico de matemática. Tal projeto se originou-se do grupo de pesquisa do mesmo nome, criado em 2018, motivado pelas articulações do subprojeto de Matemática do PIBID UFF com o próprio espaço do Programa Dá Licença. O projeto Se jogando na Matemática coloca como metas a produção de artigos, apresentação de trabalhos em eventos da área de Educação Matemática e orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso e dissertações de mestrado, além de ministrar oficinas e palestras para discentes e docentes da Educação Básica e Superior. O objetivo geral é adaptar para o formato virtual os produtos gerados pelo projeto de extensão e organizar a informação em uma página, vinculado ao site já existente do Programa Dá Licença (http://dalicenca.uff.br/acoes/se-jogando-na-matematica) contendo os jogos pedagógicos criados no âmbito do projeto de pesquisa citado, além de informações complementares tais como período escolar, correlação com habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular, indicação de conteúdo, ficha de atividades, classificação do jogo quanto a sua natureza (digital ou analógico), orientações pedagógicas, link para esclarecimento de dúvidas, dentre outras. O site é monitorado continuamente pela equipe integrante do projeto, e são adicionados novos jogos desenvolvidos pela equipe ao longo da execução do projeto. Como produtos, tem-se a produção de uma coletânea de livretos e kits das atividades e dos jogos produzidos. Além disso, são oferecidas oficinas para professores e estudantes da Educação Básica.