Coordenador : Alessandra Rodrigues Rufino
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 407590.2247.66360.15052024
Departamento/Setor: VQI
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores e alunos do CIEP 295 e, possívelmente, outras escolas públicas localizadas no município de Volta Redonda.
Local de atuação: CIEP 295 - Volta Redonda - Rio de Janeiro
Objetivo
Objetivos Específicos Os objetivos específicos desta proposta são: • Implementar uma infra-estrutura laboratorial no Ciep 295, voltada para o ensino de ciências. • Realizar ações para melhoria do ensino de ciências, tais como feiras de ciências, mostras de documentários e oficinas de ciência, nas proximidades dos bairros da periferia, beneficiando diretamente os estudantes das áreas mais carentes; • Ofertar palestras, mini-cursos e oficinas de ciência visando construir propostas pedagógicas que explorem, com o auxílio do laboratório, o papel da experimentação no ensino e na aprendizagem de ciências; * Trabalhar questões de origens sociais e ambientais no âmbito da escola. • Promover a interação e a troca de experiências entre professores das Escolas Públicas e pesquisadores da Universidade, buscando estratégias mais efetiva para a melhoria do ensino de ciências. . Trabalhar com ações que debatam o racismo estrutural em sala de aula. . Elaborar materiais para ensino de química para crianças com deficiência intelectual (TDAH)
Resumo
Este projeto visa tornar a ciência mais acessível à comunidade de uma região periférica da cidade de Volta Redonda, priorizando os estudantes dos níveis fundamental e médio, matriculados nas escolas públicas, com objetivo principalmente de reduzir o impacto que a pandemia da COVID19 causou no ensino, principalmente dos alunos residentes em comunidades mais carentes, cuja infraestrutura era precária, impossibilitando um bom rendimento escolar através de ensino remoto. Para isto será implementada uma infraestrutura voltada para o ensino de ciências, no Ciep 295 Professora Gloria Roussin Guedes Pinto, que possui uma boa infraestrutura física, adequada ao ensino e difusão da ciência, que será realizada através de: feiras de ciência para a comunidade; aulas experimentais demonstrativas correlacionando teoria e prática; exibição de documentários; palestras e debates para esclarecimentos sobre temas atuais; oficinas de ciências abertas também aos professores e estudantes das demais escolas públicas da região, cursos de formação continuada para os professores do Ensino Fundamental e Médio objetivando o enriquecimento dos recursos didáticos e pedagógicos para aplicação em sala de aula. A implementação deste projeto propiciará, aos alunos matriculados no CIEP 295, uma visão mais prática e aplicada da ciência, facilitando o aprendizado e despertando interesse e vocação para as áreas de biologia, matemática, física e química. Esperamos, com isso, um resultado satisfatório relacionado ao aprendizado destes alunos que poderá refletir diretamente no futuro de suas carreiras, e, quem sabe, terminando por ver alguns destes alunos matriculados nos nossos cursos universitários.