Coordenador : Beatriz dos Santos Feres
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 408134.2247.95197.11072024
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Alunos de cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras da UFF e de outras instituições, a pesquisadores da área, a professores da educação básica das redes particular e pública e de cursos pré-universitários
Objetivo
Geral: Promover a valorização de atividades de formação continuada ligadas ao ensino de língua portuguesa, bem como à pesquisa e à extensão como parte da formação geral e integrada dos discentes, proporcionando um espaço diversificado de troca de conhecimentos e experiências entre docentes, alunos de Graduação e Pós-Graduação em Letras e a comunidade em geral. Específicos: Fornecer aos alunos subsídios teóricos fundamentados pelo Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso no que concerne à análise gramatical-discursiva de tópicos relacionados à morfossintaxe e sua contribuição para instaurar sentidos nos textos. Ampliar a análise linguística para a percepção de efeitos de sentido produzidos por procedimentos gramaticais quando vinculados ao discurso, ou à discursivização. Relação com a sociedade: Promover e estimular discussões sobre questões pertinentes ao ensino da gramática de língua portuguesa em sua relação com a produção e leitura de textos no ensino básico. Desenvolver o gosto pela pesquisa e pelos estudos de atualização, tão necessários à formação de um professor-educador. Manter os participantes em contato permanente com aspectos político-pedagógicos que envolvem o ensino como processo.
Resumo
O Projeto Semiolinguística aplicada à análise gramatical-discursiva representará mais uma das atividades do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, Fruição e Ensino, coordenado pela Professora Beatriz dos Santos Feres, que tem não só promovido discussões relacionadas à Teoria Semiolinguística direcionadas ao ensino de língua portuguesa, como também divulgado a produção científica da área. Como objetivo específico, o projeto Semiolinguística aplicada à análise gramatical-discursiva pretende explorar tópicos da Grammaire du sens et de lexpression (Gramática do sentido e da expressão), de Patrick Charaudeau (1992, mas ainda sem tradução para o português), a fim de promover a reflexão sobre a língua e o ensino de gramática, salientando conceitos relacionados à morfossintaxe sob o viés do discurso, no intuito de refletir sobre procedimentos linguísticos aptos a provocar efeitos de sentido na produção e leitura de textos. O Projeto destina-se a alunos de cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras da UFF e de outras instituições, a pesquisadores da área, a professores da educação básica das redes particular e pública e de cursos pré-universitários. A estrutura do projeto consiste na realização de dois encontros semanais, totalizando dez encontros, para 90 inscritos. Os encontros serão realizados pelo Google Meet e o envio de materiais será feito pelo Google Sala de Aula.