Coordenador : Thiago Oliveira Lima Matiolli
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 401712.2247.239094.08022024
Departamento/Setor: COLUNI
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público atendido pelo projeto será pautado nos dados de estudantes em situação de distorção idade-série com demandas educacionais específicas que influenciam no processo de ensino-aprendizagem, com foco nos alunos do 9º ano e 1ª série do Ensino Médio do Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis e da parceria com uma escola estadual do município de Niterói. A estimativa de estudantes que serão atendidos é de 20 adolescentes.
Local de atuação: O local de realização da atividade será prédio do COLUNI/UFF, localizado na rua Alexandre Moura, no. 8, no bairro de São Domingos. Por ser tratar de uma atividade extracurrilar, e fora do horário de aula, as salas poderão ser utilizadas, bem como outras dependência, tal qual o auditório, sempre que necessário.
Objetivo
O projeto tem como objetivo atender os estudantes em situação de distorção idade/série com a realização de atividades de apoio pedagógico com enfoque na leitura e escrita, bem como propiciar suporte no que diz respeito à perspectiva de vida e planejamento de futuro destes alunos/as. Como expectativa, também temos a intenção de construir base analítica para compreensão do contexto e os elementos que perpassam a situação de defasagem entre idade/série dos estudantes das duas escolas atendidas
Resumo
O presente trabalho é fruto de um momento inicial de pesquisa realizado no âmbito do COLUNI em 2023, visando um diagnóstico da realidade de alunas/os em distorção idade série no colégio, com o apoio de uma de Desenvolvimento Acadêmico. A partir de dados quantitativos, uma abordagem individual foi iniciada ainda naquele ano. A partir desta experiência, este projeto visa aprofundar e ampliar tal iniciativa. Em primeiro lugar, abrindo uma atividade de extensão, visando atrair alunos de fora do COLUNI. Em segundo lugar, com propostas mais práticas e para trabalho coletivo, para além do individual, com rodas de conversa, oficinas de escrita e leitura e a construção de projetos de vida. Tudo isso, sem perder de vsita a dimensão da pesquisa da qual esta atividade se desenvolveu, avançando na atualização dos dados da realidade do colégio e sua relação com outras escalas de administração pública; e aprofundando dados de natureza qualitativa. Esse conjunto de atividades visa promover um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade educaciaonal brasileira, mas também apresentar iniciativas concretas de correção de fluxo para as/os alunas/os participantes, de modo a que possam estimular um debate mais amplo sobre o fenômeno.