Tratamento de resíduos orgânicos e uso de bioinsumos: práticas para agricultura familiar II
Enviar um e-mail
Coordenador :
Dirlane de Fátima do Carmo
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401931.2258.122139.20022024
Departamento/Setor:
TER
Área Temática :
Meio Ambiente
Tipo:
Programa
Publico Alvo :
Esse projeto foi desenvolvido para atender agricultores familiares urbanos, periurbanos e rurais localizados em comunidades vulneráveis do município de Niterói e de São Gonçalo, bem como comunidades rurais, particularmente as do assentamento de Sáo Gonçalo e aos agricultores orgânicos da região de Cachoeiro de Macacu. Porém espera-se que as ações possam ser replicadas para outros municípios. É também uma proposta realizada no intuito de envolver alunos de graduação e de pós-graduação em práticas que sejam economicamente viáveis, ambientalmente equilibradas e passíveis de replicação como tecnologias sociais. É também intuito atender interessados em promover o tratamento de resíduos orgânicos, tanto os geradores em baixa escala, quanto os que produzem em maiores quantidades.
Local de atuação:
A sede do programa é em Niterói, nos campi da Universidade Federal Fluminense (Campus da Praia Vermelha e Campus do Gragoatá), onde as práticas são realizadas. No entanto, essas ações serão para replicação para outras cidades. O programa visa dar subsídio aos projetos -Difusão do uso do biocarvão em cultivos agrícolas-, -Polivalência da compostagem com mosca soldado negro para agricultura urbana e rural- e ao -Projeto Artemísia II:letramento social e empreendedorismo feminino no cultivo de ervas medicinais e na produção de sabonetes artesanais-. As práticas também serão utilizadas como ferramenta de ensino nas disciplinas de -Tratamento e reuso de resíduos- e -Engenharia Agroecológica-. Portanto, Niterói será atendida com prioridade e agricultores rurais e urbanos atendidos pelos projetos supracitados, especialmente em São Gonçalo e em Cachoeiro de Macacu, em segundo plano. Haverá também divulgação das ações visando atingir agricultores de outras cidades. Difusão do uso do biocarvão em cultivos agrícolas
Objetivo
Esse programa visa estimular a transformação de resíduos orgânicos em subprodutos com valor agregado, fomentando a economia circular. Espera-se com a replicação das tecnologias, que haja a minimização da disposição inadequada de resíduos sólidos orgânicos, gerando subprodutos,contribuindo para alternativas de renda, melhorando a qualidade de vida da população urbana e rural. São objetivos específicos: - Difundir a prática de produção e incorporação de bioinsumos, com enfoque em biocarvão e em composto e chorume produzido por larvas da mosca Soldado Negro; - Fomentar o uso e produção de biocarvão a partir de resíduos orgânicos, por meio de forno de combustão, de baixo custo; - Reduzir a disposição inadequada de resíduos, além de agregar valor a esse material; - Criar unidades demonstrativas em que as técnicas de uso do biocarvão e dos bioinsumos a partir do tratamento da mosca Soldado Negro, sejam aplicados juntamente com outras práticas agroecológicas, permitindo a aproximação entre sociedade e universidade, bem como funcionar como local para troca de saberes. - Difundir a técnica de Cromatografia de Pfeiffer para análise de qualidade e saúde do solo e cultivo; - Capacitar agricultores urbanos e periurbanos em tecnologias de baixo custo, que tratem resíduos e agreguem valor ao produto.
Resumo
Mais da metade do resíduo produzido no Brasil é orgânico, com potencial para ser transformado e reutilizado, retornando ao ciclo produtivo e fomentando a economia circular. Resíduos orgânicos podem ser transformados para aproveitamento agrícola, o que é particularmente importante no contexto atual de alta dos insumos agrícolas, que são à base de produtos fósseis. Paralelamente, essa transformação auxiliaria no equacionamento de um grande desafio para o país, que é a minimização de resíduos e dos efeitos ambientais, sanitários e sociais causados por sua disposição inadequada. A compostagem é uma das alternativas apontadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos como adequada, mas demanda área e tempo, que podem ser minimizados com o uso da mosca soldado negro, e ainda gerar outros subprodutos utilizáveis. Outra alternativa é a produção do biocarvão, que também minimiza o resíduo e agrega valor. Foi demonstrado na primeira etapa do Programa que é possível produzir biocarvão e composto de qualidade em sistemas artesanais e com valor agregado, acessível a agricultores urbanos e rurais. Os sistemas estao sendo aprimorados pautados na redução dos custos mas com qualidade do produto final, aumentando a viabilidade social e econômica do sistema. Esse programa tem como objetivo dar subsídio e divulgar dados obtidos com a transformação de resíduos orgânicos urbanos em biofertilizante e condicionadores do solo. Espera-se com a replicação das tecnologias, que haja a minimização da disposição inadequada de resíduos sólidos orgânicos, gerando subprodutos,contribuindo para alternativas de renda, melhorando a qualidade de vida da população urbana e rural.