Coordenador : Jorge Juárez Trujillo
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402525.2258.365295.21022024
Departamento/Setor: VMT
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Local de atuação: UFF - Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda - EEIMVR. Avenida dos Trabalhadores, n° 420 Vila Santa Cecília. Volta Redonda - Rio de Janeiro, Brasil. CEP:27255-125. - Sala C51 -
Objetivo
OBJETIVOS GERAIS: 1) O projeto será levado por etapas. Nos primeiros dois anos, o objetivo geral trata da criação e solidificação do projeto. Isto consiste na pesquisa de informações e obtenção de conhecimentos atualizados, a formação de equipes de trabalho com recursos humanos, a formalização de parcerias, a obtenção de recursos técnicos, financeiros e materiais e a capacitação das equipes para posteriores etapas. 2) Nas seguintes etapas o objetivo geral irá evoluir para o desenvolvimento, criação e montagem de drones e sistemas envolvidos com finalidades específicas. Iniciando com a aprendizagem e ensino, em seguida a exibição e difusão, depois a participação em competições acadêmicas para finalmente trabalhar com propostas de solução para necessidades específicas de diferentes setores da sociedade (industrial, agrícola, comercial, governamental). OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA PRIMEIRA ETAPA, PRIMEIRO ANO: 1) Difundir o projeto para gerar motivação e atração em alunos com intuito de reclutar participantes; 2) Revisar a literatura e realizar estudos das diferentes áreas de atuação, para conhecer o estado atual da aplicação em problemas e a evolução dos drones com seus sistemas envolvidos; 3) Mostrar e ensinar aos alunos os drones comerciais inicialmente disponíveis, para um primeiro contato, conhecimento e análise. Posteriormente obter uma familiarização com o uso e cuidados dos drones, seus controles, baterias e demais dispositivos envolvidos; 4) Capacitar alunos para a pilotagem de drones quadrimotores de forma segura (inicialmente com o simulador computadorizado e os drones comerciais que já temos disponiveis); 5) Promover o projeto através de visitas a diferentes setores da sociedade (escolas, indústria, organismos públicos e governamentais, empresas) para obter parcerias e realizar atividades de cooperação; 6) Formalizar parcerias com as instituições interessadas. Observação: já contamos com pelo menos um órgão de cada setor interessado e em andamento de conversas e atividades. 7) Promover o projeto através de uso das redes sociais e internet nas diferentes plataformas disponíveis de uma forma ética, com valor cultural e educativo. 8) Obter recursos económicos para a evolução do projeto através de submetimento de ementas, oferecimento de serviços, venda de produtos, rifas, etc, tudo que for lícito e possível para a sobrevivência do projeto; 9) Participar em eventos acadêmicos apresentando os drones e utilizando seus recursos para colaborar e contribuir da forma mais conveniente ou necessária. Por exemplo, inicialmente com exhibições em escolas ou eventos de ensino fundamental e médio. 10) Iniciar o planejamento e projeção para passar à etapa cíclica e evolutiva de criação e montagem de protótipos de drones, sistemas e soluções fabricados na UFF para atender necessidades dos diferentes setores da sociedade. O projeto poderia levar à incubadora de empresa com alunos formados e especializados neste setor.
Resumo
O novo projeto UFFLy pretende promover a pesquisa, desenvolvimento e aplicação da tecnologia dos DRONES como plataforma inovadora de ações que aprimorem experiências acadêmicas, científicas, tecnológicas e organizacionais dos alunos envolvidos. Pretende interagir com necessidades de diferentes setores da sociedade. Simultaneamente, busca gerar interesse pela ciência e tecnologia em alunos de ensino médio e fundamental, com intuito de atrair candidatos aos cursos de engenharia. Buscamos motivar e capacitar atuais e futuros estudantes de engenharia através da exploração das recentes tecnologias dos DRONES. Assim como impulsionar a excelência acadêmica, a ética na tecnologia, a colaboração multidisciplinar e o avanço do conhecimento a través da participação em eventos, competições e o desenvolvimento de projetos com instituições parceiras com consequente produção acadêmica. Almejamos gerar propostas de aplicação de DRONES para contribuir à solução de problemas, riscos ou necessidades específicas nos setores industrial, agrícola, comercial ou governamental, nas esferas de educação, segurança, meio ambiente e militar. Conforme o projeto evolua, a importância das soluções agregadas irá aumentando. Isto através da pesquisa e ensino obtidos interagindo com as problemáticas desses setores. Visamos a participação interprofissional de alunos de outras áreas além da engenharia, como administração, marketing, publicidade, comunicações, artes, contabilidade e advocacia. Por exemplo, na pesquisa das leis que garantam o uso apropriado dos DRONES na sociedade. O projeto inicia com o treinamento dos integrantes sobre generalidades de DRONES para pilotagem. Posteriormente pesquisa para montar sistemas com gradativa complexidade. De forma simultânea, formalizar parcerias com instituições dos diferentes setores da sociedade para resolver problemas específicos.