Coordenador : Yolanda Eliza Moreira Boechat
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 407405.2247.49037.09072024
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Nº Estimado de Público: 436 Número de vagas: 400 vagas para idosos e seus cuidadores nas oficinas Público alvo (clientela/população). População acima de 60 anos para as atividades da Universidade Aberta à 3ª Idade, sem exigência de escolaridade. Vagas para profissionais de áreas afins para formação de recursos humanos máxima será de : 4 docentes, 10 alunos de graduação e 15 pós graduandos , 4 técnicos administrativos e 4 voluntários. Qualificação do público alvo: pessoas acima de 60 anos sem exigência de escolaridade, para as atividades de extensão Profissionais graduados ou graduandos de preferência dos últimos períodos da UFF, para as atividades de ensino e pesquisa entrarão como auxiliares das atividades. Interessados na temática em geral. O Total de pessoas envolvidas portanto serão de 439 sujeitos
Local de atuação: Serviço de Geriatria Avenida Jansen de Melo, 174 Centro Niterói RJ
Objetivo
Reverter o processo de desvalorização do idoso, permitindo que este transmita seus valores e experiências aos mais jovens; Oferecer cursos a nível de extensão e profissionalização para os idosos e cursos de atualização para profissionais de áreas afins; Oferecer aos idosos a chance de continuarem integrados à sociedade, prevenindo patologias geradas pelo isolamento; Permitir atendimento global e integrado ao idoso; Manter o programa multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em Geriatria e Gerontologia, integrando Departamentos de ensino, Unidades e outros órgãos da UFF. Assessorar e prestar consultoria a órgãos governamentais e não governamentais em assuntos que envolvam o envelhecimento. Promover intercâmbio nacional e internacional com instituições envolvidas com o tema envelhecimento. Desenvolver atividades de telessaúde através da holografia, com ações on line-on time. Sensibilizar a sociedade quanto às demandas e cuidados necessários para com os idosos. Oferecer programação variada em forma de oficinas, cursos, palestras, entre outros, estimulando os idosos e propiciando um espaço de integração, troca e aprendizado para todos os envolvidos.
Resumo
O aumento de idosos independentes, sem comprometimento funcional ou cognitivo, demonstra a necessidade de sistematizarmos ações de caráter preventivo e de promoção de saúde para este grupo etário. Paralelamente, o aumento de idosos com diversas patologias e com risco funcional é cada vez mais evidente. Objetivos: Sistematizar oficinas informativas e educativas quanto ao processo de envelhecimento fisiológico e patológico. Prevenir agravos e promover à saúde do idoso através de ações interdisciplinares; Desenvolver oficinas integrativas para a promoção à saúde. Oferecer a comunidade, oportunidades de conscientização, conhecimento e trabalho nas questões voltadas para a terceira idade, visando a consolidação de Políticas Públicas para a promoção de qualidade de vida e cidadania plena ao idoso. Reverter o processo de desvalorização do idoso, permitindo que este transmita seus valores e experiências aos mais jovens; Oferecer aos idosos a chance de continuarem integrados à sociedade, prevenindo patologias geradas pelo isolamento; Manter o programa multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em Geriatria e Gerontologia, integrando Departamentos de ensino, Unidades e outros órgãos de ensino e extensão da UFF. Buscar intercâmbio nacional com instituições envolvidas com o tema envelhecimento. Renovar e realizar parceria com a LIGGUFF , o Telessaude HUAP junto ao e Midiacom para novas atividades de extensão em 2024.