Coordenador : Ceila Maria Ferreira Batista
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402468.2258.48758.21022024
Departamento/Setor: GCL
Área Temática : Cultura
Tipo: Programa
Publico Alvo : Público em geral, assim como aquelas e aqueles que tenham interesse em edição e revisão de textos, como também docentes e discentes e de leitoras e de leitores que poderão ser despertados para os caminhos abertos pela história da transmissão textual, pelo estudo da recepção de textos, assim como por ações que visam escovar a história a contrapelo, conforme disse Walter Benjamin, em Sobre o conceito da história, texto produzido pelo autor em 1940.
Local de atuação: Laboratório de Ecdótica da UFF, Labec-UFF (Instituto de Letras da UFF. Campus Gragoatá, Bloco B, sala 410 b1. Niterói, RJ) e Auditório Macunaíma, no Instituto de Letras da UFF
Objetivo
. Contribuir para a formação de leitoras e de leitores mais críticos; . Divulgar a Crítica Textual no meio universitário e para fora dos muros da universidade; . Estimular a formação de preparadoras, de preparadores e de revisoras e revisores de textos; . Colaborar para a preservação do patrimônio cultura em forma de textos escritos; . Promover rodas de leitura de textos a partir da perspectiva da história de sua transmissão e/ou de sua gênese; . Realizar rodas de conversa sobre textos também a partir da perspectiva da história de sua transmissão e/ou de sua gênese; . Oferecer oficinas de formação de preparação e de revisão de textos e também acerca de outros assuntos relacionados à transmissão e à gênese de textos literários; . Propiciar a edição da FlorAção, Revista de Crítica Textual do Labec-UFF; . Contribuir para a aproximação entre a universidade, a escola e a sociedade. . Propiciar a edição da Elã, Revista Literária das e dos discentes de Letras, coordenada por Morgana e Débora.
Resumo
Pretendemos aproximar o Laboratório de Ecdótica da UFF do público de dentro e de fora da UFF. Iremos organizar e catalogar títulos de um acervo de Crítica Textual, que se encontra no Laboratório de Ecdótica da UFF, para a publicização, na página do Laboratório, para que o público possa pesquisar no próprio Laboratório. Além disso, organizaremos minicursos, rodas de leitura e de conversa a partir da aplicação da história da transmissão, da produção, da recepção e do resgate de textos literários e não literários, como também da teoria e da metodologia da Crítica Textual de preparação e de revisão de textos para diferentes tipos de edição. Daremos também continuidade à FlorAção, Revista de Crítica Textual. Iremos outrossim propor a criação de disciplina optativa de extensão ligada ao Labec-UFF. Pretendemos divulgar a Crítica Textual e contribuir para a capacitação de pessoal em preparação e revisão de textos, além de auxiliar o despertar do público para a problemática da preservação do patrimônio cultural em forma de textos escritos, assim como para a leitura de textos esquecidos. A Crítica Textual tem muito a contribuir para a formação de discentes e para o público em geral, como também para trazer ao público textos e histórias que ficaram esquecidas, inclusive por um processo de silenciamento. O Programa terá também interfaces de assessoria técnico-educacional, assim como realizará de eventos na UFF e irá se aproximar de escolas de ensino médio e fundamental. Ademais, vamos também propor, a Arquivos e à Bibliotecas, parceria para transcrição de textos.