Coordenador : Aline Moreira de Souza
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 397502.2247.84665.02092024
Departamento/Setor: MPV
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Crianças e adultos visitantes do AquaRio. Pessoas da sociedade que tenham curiosidade no coração! Idade: a partir de 3 anos.
Local de atuação: Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM - AquaRIO)
Objetivo
- Apresentar os conceitos sobre células sanguíneas dos animais aquáticos; - Transmitir conceitos de preservação e cuidados com o meio ambiente; - Apresentar o mundo microscópico e a importância dos exames laboratoriais para diagnóstico de doenças em animais e humanos, além de formas de prevenção e conceitos de saúde única e biossegurança, em especial para crianças e adolescentes. - Estimular na criança e adolescente a curiosidade pelo mundo da ciência; - Divulgar os exames realizados em um Laboratório Clínico Veterinário, em especial os exames realizados nos animais do AquaRio; - Ressaltar a importância dos exames laboratoriais para diagnóstico de agentes causadores de doenças nos animais e humanos; - Ressaltar a importância dos exames laboratoriais para diagnóstico de doenças e acompanhamento do tratamento nos animais; - Formar visitantes amplificadores da informação; - Formar médicos veterinários conscientes do seu papel na sociedade, enquanto divulgadores de conhecimento; - Compilar dados de questionários aplicados para publicação dos resultados das ações em congressos e revistas.
Resumo
A ação UM MAR DE CÉLULAS está vinculada ao PROEXTPG: Extensão em Medicina Veterinária: ações rurais e urbanas. estando associada ao Projeto Apoio Diagnóstico aos Animais Aquáticos e ao Programa Laboratório Aberto. Os principais objetivos da ação são apresentar o mundo microscópico de animais aquáticos, abordar fisiologia de seus animais, métodos diagnósticos de patologias, e transmitir conceitos de preservação e cuidados com o meio ambiente para o público infantil e adolescente e para todos que tem curiosidade no coração. Utilizando uma abordagem lúdica e interativa, os conceitos sobre células sanguíneas, saúde animal e ambiental, e metodologias diagnósticas serão apresentados de forma criativa, inspirando vocações em futuros cientistas. Os materiais apresentados são parte da pesquisa de graduandos e pós graduandos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense em animais sob cuidados do AquaRio. O Laboratório de Patologia Clínica Veterinária (LABHUVET) da Universidade Federal Fluminense desempenha um papel fundamental na implementação das atividades atuando como base para pesquisa e preparo dos materiais a serem apresentados. A exposição será apresentada no anfiteatro do AquaRio. Serão utilizadas as redes sociais como Instagram (@laboratorioabertouff; @lab.huvetuff e @aquariomarinhodorio) e o Facebook (Laboratório aberto-UFF) já existentes para informar ao público sobre as datas das ações presenciais. Células em 3D serão apresentadas para facilitar a visualização no microscópio e garantir a acessibilidade a todos. Espera-se contribuir para divulgação da ciência e trazer informações sobre as pesquisas realizadas no AquaRio para auxiliar na avaliação clínica, no manejo e bem estar dos animais.