VIOLÊNCIA, DIREITOS, TECNOLOGIA, GESTÃO E SUAS INTERFACES COM O SER MULHER
Enviar um e-mail
Coordenador :
Claudia de Carvalho Dantas
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402279.2258.49233.20022024
Departamento/Setor:
REN
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
Tipo:
Projeto
Local de atuação:
Local de Construção/Realização da coleta de dados e das ações educativas iniciais presenciais/construção de material didático para a presente ação: Campus Universitário de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense (CURO/UFF). Endereço: Rua Recife, s/n, Jardim Bela Vista, Rio das Ostras – RJ. CEP: 28890-000 Tel: (22) 2760-0848 Tel/Fax: (22) 2764-9164. Outro cenário serão as instituições de saúde da região, iniciando pela Hospital Municipal de Rio das Ostras, situado na Rua Bangu, 426 - Extensão Novo Rio das Ostras, Rio das Ostras - RJ, 28890-000. A presente ação está sendo registrada na Plataforma Brasil com vistas a aprovação pelo CEP HUAP. Posteriormente, iremos ampliar a pesquisa para instituições de saúde e de ensino da região e municípios vizinhos para realização. Como a presente proposta possui plena capacidade de ser desenvolvida de forma remota, será possível a ampliação de estratégias para captar participantes a participarem a distância da pesquisa que levantará o perfil de conhecimento sobre demandas para o ser mulher. E, ainda, todos poderão acompanhar o andamento do presente projeto nas redes sociais do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gerência e Ética em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (GEPEGENF/UFF). Por fim, destaca-se que, como é a primeira vez que o presente projeto está sendo apresentado, embora na abrangência foi inserido Rio das Ostras, o projeto de extensão poderá atender demanda nacional e até internacional, uma vez que as ações educativas presenciais e o material didático impresso também poderão ser divulgados e realizados de forma remota.
Objetivo
A presente ação de extensão tem como objetivo geral estudar sobre a violência, direitos, tecnologia, gestão e suas interfaces com o ser mulher, inserido no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gerência e Ética em Enfermagem. Para tal, encontra-se organizada em 5 subprojetos que serão desenvolvidos de forma inter-relacionados, interdependentes e recorrentes, a saber: OBJETIVOS DO SUBPROJETO 1: O primeiro visa levantar as demandas atinentes ao ser mulher na comunidade do Campus Universitário de Rio das Ostras, quer sejam: funcionários públicos/terceirizados e estudantes, bem como, as pessoas atendidas no Consultório de Enfermagem do referido campus. OBJETIVOS DO SUBPROJETO 2: O segundo subprojeto se destina a criação de material didático com base nas demandas levantadas pelo subprojeto 1. OBJETIVOS DO SUBPROJETO 3: O terceiro subprojeto visa levantar possíveis estratégias tecnológicas visando melhor divulgação do referido material didático para maior alcance das pessoas afetas ao tema em tela. OBJETIVOS DO SUBPROJETO 4: O quarto subprojeto é a realização de revisão integrativa correlacionando as grandes áreas VIOLÊNCIA, DIREITOS, TECNOLOGIA, GESTÃO com o SER MULHER e, desta forma, possibilitar a produção de artigos científicos, bem como, subsidiar o planejamento de ações educativas e produção de material didático sobre os temas em questão. OBJETIVOS DO SUBPROJETO 5: O quinto subprojeto é o levantamento de demandas do SER MULHER em unidades de saúde do município de Rio das Ostras.
Resumo
Trata-se de um projeto de extensão que tem por objetivo geral estudar sobre a violência, direitos, tecnologia, gestão e suas interfaces com o ser mulher, inserido no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gerência e Ética em Enfermagem. Para sua operacionalização, a presenta proposta encontra-se equacionada em 5 subprojetos. O primeiro visa levantar as demandas atinentes ao ser mulher na comunidade do Campus Universitário de Rio das Ostras, quer sejam: funcionários públicos/terceirizados e estudantes, bem como, as pessoas atendidas no Consultório de Enfermagem do referido campus. O segundo subprojeto se destina a criação de material didático com base nas demandas levantadas pelo subprojeto 1. O terceiro subprojeto visa levantar possíveis estratégias tecnológicas visando melhor divulgação do referido material didático para maior alcance das pessoas afetas ao tema em tela. O quarto subprojeto é a realização de revisão integrativa correlacionando as grandes áreas VIOLÊNCIA, DIREITOS, TECNOLOGIA, GESTÃO com o SER MULHER e, desta forma, possibilitar a produção de artigos científicos, bem como, subsidiar o planejamento de ações educativas e produção de material didático sobre os temas em questão. O quinto subprojeto é o levantamento de demandas do SER MULHER em unidades de saúde do município de Rio das Ostras. Como metodologia, será realizada pesquisa participativa e abordagem quanti-qualitativa.