Coordenador : Erivelton Alessandro do Nascimento
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409902.2247.393189.02092024
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pacientes portadores de dispositivos cardiacos implantaveis atendidos no ambulatorio do Hospital Universitario Antonio Pedro, seus familiares, Estudantes de Medicina da Universidade Federal Fluminense e Profissionais da saúde.
Local de atuação: Hospital Universitário Antonio Pedro
Objetivo
Objetivos Gerais Oferecer orientação, suporte e educação para pacientes portadores de marca-passo e seus familiares, promovendo uma melhor qualidade de vida e adesão ao tratamento. Objetivos Específicos: 1.Informar os pacientes sobre o funcionamento do marca-passo e os cuidados necessários para o bom funcionamento do dispositivo. 2.Promover o entendimento sobre as limitações e precauções que devem ser tomadas no dia a dia. 3.Proporcionar um espaço para que pacientes e familiares possam tirar dúvidas e compartilhar experiências. 4.Capacitar estudantes e profissionais da saúde na orientação e acompanhamento de pacientes com marca-passo. 5.Desenvolver materiais educativos, como cartilhas e palestras.
Resumo
A estimulação cardíaca artificial é uma realidade na prática clínica cardiológica. Pacientes portadores de bradiarritmias e taquiarritmias podem ser tratados com implantes de dispositivos: (1) Marcapassos (2) Cardioversor Desfibrilador e, (3) Ressincronizadores. E tais dispositivos apresentaram grandes evoluções tecnológicas nas últimas décadas. Assim sendo, pacientes e seus familiares necessitam de suporte e educação, promovendo uma melhor qualidade de vida e adesão ao tratamento. Este projeto de extensão visa oferecer orientação, suporte e educação para pacientes portadores de marcapasso e seus familiares atendidos no Hospital Universitario Antonio Pedro - UFF, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e garantir a correta utilização do dispositivo. Através da elaboração de cartilha, consultorias individualizadas, workshop e palestras o projeto abordará temas como o funcionamento do marca-passo, cuidados diários, e precauções necessárias. O projeto será realizado com atividades presenciais e virtuais acompanhadas por avaliações periódicas para ajustes e melhorias.