Coordenador : Paulo Emílio Matos Martins
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 408404.2247.384207.26082024
Departamento/Setor: STA
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Docentes, Discentes de Graduação e Pós-Graduação, Técnicos Administrativos e público em geral.
Local de atuação: Encontros híbridos PPGAd/UFF, Campus Valonguinho, Niterói (RJ) UFAM - Manaus (AM) UEMA - São Luís (MA) UFSC - Florianópolis (SC) UASB/EPN - Quito (Equador)
Objetivo
Objetivo Geral: Contribuir para os debates sobre a urgência climática e o desenvolvimento sustentável com foco no pensamento social e nas vozes e ecos amazônidas. Objetivos Específicos: 1. Realizar debates e atividades culturais sobre o tema 2. Mobilizar a comunidade acadêmica para a temática 3. Incentivar a produção de projetos e pesquisa sobre o tema.
Resumo
Na sua décima quinta versão, o Encontro de Administração e Pensamento Social Brasileiro, e na sua décima primeira versão o Encuentro de Administración y Pensamiento Social Latinoamericano, discutirão o tema Mudança Climática e Desenvolvimento Sustentável: Vozes e Ecos Amazônidas à COP 30 como evento preparatório para a Conference of the Parties 30 da Organização das Nações Unidas, que se realizará em Belém do Pará no ano de 2025. O evento visa reunir especialistas e pesquisadores para discutir questões relevantes relacionadas à proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, tendo como referência principal o pensamento social brasileiro e as interpretações do Brasil. O encontro será realizado sob a coordenação acadêmica do Professor Paulo Emílio Mattos Martins (ABRAS/PPGAd/UFF) e ocorrerá em cinco cidades (Niterói, Manaus, São Luís, Florianópolis e Quito) como evento híbrido e aberto ao público em geral. Serão abordados os seguintes grandes temas: a questão ambiental no pensamento social brasileiro e nas interpretações do Brasil; meio ambiente e desigualdade; desafios para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a diversidade ambiental do Maranhão e cultura maranhense, tragédias e emergências ambientais e seus impactos sociais; a natureza como sujeito de direitos; e a luta política dos povos originários na proteção da Amazônia. A programação inclui exposição de trabalhos de investigação, conferências, mesas redondas, atividades culturais. Na edição deste ano será concedido o Mérito Intérprete do Brasil a Waldemar Henrique (1905-1995) na sua décima quinta edição, e a distinção de Pesquisador Emérito ao Professor Dr. Paulo Abdala (UFRGS) na sua oitava edição.