Coordenador : Adriana Pittella Sudré
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 393310.2247.54176.27062024
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : As ações de educação em saúde serão realizadas com a população infantojuvenil das escolas públicas e particulares de Niterói e RJ (mínimo de 1 escola por mês de projeto, totalizando 5 escolas. Considerando uma turma de 20 alunos por escola visitada, seriam 100 alunos e 5 docentes atingidos) e também por meio de plataformas online (mídias sociais, websites) direcionadas a população leiga acima de 18 anos (considerando 40 acessos mensais às mídias digitais e websites, em 5 meses de projeto, estimamos atingir cerca de 200 pessoas). É importante destacar que o quantitativo do público atendido pode variar ao longo do projeto, em virtude das diferentes ações desenvolvidas e da interação entre os participantes, sendo difícil prever com exatidão um número de sujeitos atendidos.
Local de atuação: Escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro; internet / online
Objetivo
Objetivo geral: difundir o conhecimento acerca das enteroparasitoses e da importância das ações preventivas por meio de atividades de educação em saúde. Objetivos específicos: - Elaborar atividades lúdicas e interativas que promovam a divulgação de conhecimento científico sobre enteroparasitoses e a conscientização da população infanto-juvenil das cidades de Niterói e RJ; - Produzir material gráfico educativo e de divulgação sobre o tema; - Realizar divulgação científica no tema parasitoses intestinais.
Resumo
As parasitoses intestinais apresentam ampla distribuição geográfica e significativa morbimortalidade em áreas de vulnerabilidade socioeconômica. Para seu controle, além de medidas governamentais relacionadas ao saneamento básico, é fundamental a conscientização da população sobre essas doenças, em especial no que se relaciona à prevenção. Assim, esse projeto visa promover uma maior conscientização da população infanto-juvenil das escolas públicas e particulares do município de Niterói e da população leiga como um todo acerca das enteroparasitoses mais prevalentes em nossa comunidade e promover a educação em saúde por meio da construção de materiais educativos, dinâmicas interativas, formulários e divulgação científica.