Fortalecimento da infraestrutura de trabalho e articulação em rede das cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Volta Redonda
Enviar um e-mail
Coordenador :
Luis Henrique Abegão
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
400919.2258.48200.21022024
Departamento/Setor:
VAD
Área Temática :
Trabalho
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público-alvo direto: catadores e catadoras de materiais recicláveis organizados em cooperativa. Público-alvo indireto: comunidade acadêmica da UFF e cidadãos de Volta Redonda.
Local de atuação:
Instituto de Ciências Humanas e Sociais como sede da InTECSOL, que atua no apoio e assessoria a empreendimentos econômicos solidários da região Sul Fluminense, no interior do Estado do Rio de Janeiro, junto aos segmentos: artesãos, agricultores familiares, grupos culturais, mulheres em vulnerabilidade social e juventudes periféricas E para o segmento catadores de materiais recicláveis: Galpão das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, situado na Av. N. Sa. do Amparo, 1945, Voldac, Volta Redonda – RJ, CEP: 27285-411
Objetivo
Os objetivos do projeto vinculam-se ao desenvolvimento de ações que contribuam para uma inserção socioprodutiva mais eficiente e eficaz das cooperativas de catadores de materiais recicláveis junto ao sistema municipal de coleta seletiva de Volta Redonda, por meio: da otimização da gestão interna e organizativa das cooperativas; da assessoria técnica na elaboração participativa de diagnósticos e estabelecimento de planos estratégicos; da melhoria das condições de produção; e da garantia de melhores condições de interlocuação com a gestão pública municipal. De forma mais específica, o objetivo central se desdobra: no aperfeiçoamento do processo produtivo das cooperativas envolvendo coleta, transporte, segregação, processamento e destinação de resíduos sólidos recicláveis; na implantação de sistema de informações gerencias, seja aquele sugerido pela InTECSOL ou outro de livre escolha pelas cooperativas; e na concepção de um modelo alternativo de coleta seletiva (como piloto num território do município de Volta Redonda), baseado na utilização de carrinhos elétricos e a implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), sobretudo junto à cooperativa que não foi contratada pela prefeitura para a prestação de serviços de coleta seletiva.
Resumo
A InTECSOL atua no apoio a empreendimentos econômicos solidários da região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, sendo que um dos segmentos atendidos, desde a implantação da Incubadora, é o das/os catadoras/es de materiais recicláveis. A atuação junto às cooperativas de catadores de materiais recicláveis tem um caráter regional, na medida em que a InTECSOL já prestou ou ainda presta assessoria a empreendimentos em Volta Redonda, Pinheiral, Quatis e Paraíba do Sul. Este projeto, em específico, está direcionado a três cooperativas de catadores de Volta Redonda, visando o fortalecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido por estas/es catadoras/es organizadas/os há mais de uma dédaca. Das três cooperativas aqui contempladas, duas assinaram contrato de prestação de serviço de coleta seletiva junto à prefeitura de Volta Redonda no dia 04/01/24. Para as que estão contratadas, o projeto buscará o aperfeiçoamento dos sistemas produtivo e de gestão das cooperativas, para que elas possam responder com eficiência e eficácia ao contrato com a prefeitura. Para a cooperativa que não foi contemplada com o contrato de prestação de serviço, a proposta é buscar uma alternativa para sua inclusão no sistema de coleta seletiva municipal e sua qualificação para uma futura contratação.