Coordenador : Júlia Rabetti Giannella
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401072.2258.377077.20022024
Departamento/Setor: TDT
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Nosso público-alvo pode ser dividido em dois grupos: público-alvo direto e público-alvo indireto. O público-alvo direto é formado por profissionais, pesquisadores e estudantes do estado do Rio de Janeiro interessados na preservação/documentação/difusão de bens culturais materiais de natureza tridimensional (objetos, equipamentos, esculturas, adereços, etc.) e que podem se beneficiar dos produtos, processos e tecnologias a serem desenvolvidos neste projeto. Em nosso levantamento, identificamos a aderência do corpo discente e docente dos seguintes cursos de graduação da UFF: Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação e Desenho Industrial. E identificamos as seguintes instituições que possuem acervos permanentes e encontram-se em funcionamento no município de Niterói: Acervo do Curso de Desenho Industrial da UFF, Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF), Centro de Memória da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, Acervo da Casa da Descoberta da UFF, Museu de Arte Contemporânea – MAC, Museu do Ingá e Museu Janete Costa O público-alvo indireto é constituído pelos públicos específicos de museus e instituições. Nesse sentido, representa os diferentes segmentos da sociedade interessados em Arte e Cultura.
Local de atuação: O projeto será realizado de forma híbrida, alternando o trabalho remoto via home-office e a utilização das instalações da UFF, mais precisamente o Laboratório de Documentação (LabDoc) do Departamento de Desenho Industrial (TDT), localizado Rua Passos da Pátria, 156, sala 326, São Domingos.
Objetivo
Gerais: O projeto visa apoiar o processo de virtualização de uma amostra de bens culturais materiais em réplicas digitais por meio da digitalização e visualização tridimensional, bem como transferir o conhecimento adquirido neste processo para o público interessado. Específicos: - Constituir uma parceria interna com Laboratório/Departamento da Universidade Federal Fluminense que atue com preservação/memória para - identificação e seleção de uma amostra de bens culturais materiais; - Realizar a digitalização tridimensional dos artefatos culturais selecionados; - Realizar o processamento, modelagem tridimensional e refinamento das réplicas para saídas digitais (visualizadores web, realidade aumentada, etc.); - Desenvolver um ambiente tridimensional digital para exposição e fruição das réplicas digitais em 3D alcançando principalmente a comunidade externa; - Documentar o processo e desenvolver um manual prático para digitalização e visualização de artefatos tridimensionais; - Transferir aprendizados, processos e tecnologias desenvolvidas no projeto em evento e oficina abertos ao público interno e externo; - Beneficiar a formação dos estudantes envolvidos no projeto de extensão a partir da integração entre prática profissional na área do design e atividade acadêmica; - Contribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão no campo do design, sobretudo na área de digitalização e visualização tridimensional.
Resumo
Este projeto de extensão se insere dentro de projeto mais amplo denominado Dos átomos aos bits: digitalização tridimensional e realidade aumentada em projetos aplicados no Desenho Industrial conduzido no âmbito do Lafda - Laboratório de Artefatos Físicos, Digitais e Algorítmicos, liderado pela proponente. O ecossistema de trabalho articula ações de ensino, pesquisa e extensão na UFF, engajando estudantes e professores da Escola de Engenharia. No que tange a extensão, o projeto visa apoiar o processo de virtualização de uma amostra de bens culturais materiais em réplicas digitais por meio da digitalização e visualização tridimensional, bem como transferir as tecnologias/processos desenvolvidos neste processo para o público interessado. O método de estudo está estruturado em quatro etapas: 1) identificação e seleção de uma amostra de bens culturais mantidos por instituições; 2) pipeline de digitalização tridimensional (fotogrametria e/ou escaneamento a laser) e preparação dos modelos 3D para saídas virtuais (visualizadores web e/ou realidade aumentada); 3) disseminação das réplicas digitais para acesso público; 4) transferência de tecnologia por meio da realização de um Seminário, incluindo a realização de uma oficina de digitalização tridimensional aberta ao público interessado e a apresentação de trabalhos relacionados ao tema. Será realizada uma parceria interna com Laboratório/Departamento da UFF que atue com preservação/memória de artefatos histórico-culturais para realização das tarefas supracitadas. Com isso, espera-se atuar em prol da preservação e disseminação de bens culturais materiais, ampliando o acesso da sociedade a esses artefatos bem como os processos/tecnologias que possibilitam suas digitalizações e visualizações 3D.