História Pública e Digital da Educação em interface com a produção do conhecimento histórico em ambientes virtuais colaborativos
Enviar um e-mail
Coordenador :
Vinicius de Moraes Monção
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401147.2258.263579.31012024
Departamento/Setor:
SFP
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Graduandos
Local de atuação:
Faculdade de Educação
Objetivo
Como objetivos a serem atingidos pelo projeto de extensão vislumbra-se produzir verbetes biográficos sobre professores e outros agentes dos processos históricos educativos atuantes entre os séculos XIX e XX e verbetes sobre história institucional de escolas e aspectos de correntes pedagógicas entre os séculos XIX e XX e traduzir verbetes biográficos já existentes em outros idiomas para a língua portuguesa. Além disso, revisar e atualizar os verbetes sobre professores e outros agentes dos processos históricos educativos já existentes na Wikipédia. Para mais, frente ao conteúdo produzido, construir portfólio sobre biografia de professores, professoras e outros agentes dos processos históricos educativos, tanto oriundos do contexto brasileiro como internacional.
Resumo
O projeto de extensão História Pública e Digital da Educação em interface com a produção do conhecimento histórico em ambientes virtuais colaborativos tem como objetivo, no bojo das discussões oriundas da História Digital e História Pública, promover a produção de conteúdo histórico para ambientes digitais colaborativos relacionados com os tópicos emergentes da área da História da Educação. Para isso, como metodologia de trabalho serão oferecidos curso e oficinas voltados para as discussões sobre biografias e trajetórias de vida, capacitação para uso da Wikipédia, escrita científica. Como resultado esperado, considera-se que através da produção de verbetes biográficos, institucional e aspectos pedagógicos no contexto entre os séculos XIX e XX, contribuiremos com a produção do conhecimento histórico sobre os percursos e marcos históricos-educativos brasileiros, e quiçá internacional, e sua divulgação em ambientes virtuais colaborativos como enciclopédias, blogs, podcast e outros espaços.