Coordenador : Priscila Pires Alves
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401181.2258.92755.19022024
Departamento/Setor: VPS
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Crianças com Transtornos do Espectro do Autismo e suas famílias
Local de atuação: Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem para Criança Autista (LADACA), Pólo Universitário de Volta Redonda, Universidade Federal Fluminense, Campus Aterrado.
Objetivo
-Utilizar o ambiente computacional como recurso para aprimorar a inserção do autista na sociedade; -Promover a interação do autista com o mundo por meio do computador; -Oportunizar a aprendizagem de diferentes conteúdos escolares, a partir da utilização do ambiente digital; -Trabalhar conteúdos de aprendizado da língua portuguesa e da matemática através de softwares, jogos e atividades lúdicas; -Favorecer o desenvolvimento de recursos alternativos para comunicação e interação com a pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo. -Integrar os alunos participantes do projeto com a comunidade, através das atividades de extensão; -Constituir um centro de referência em extensão e pesquisa através da perspectiva das Tecnologias Assistivas na inclusão digital e social para autistas;
Resumo
O projeto consiste em uma atividade desenvolvida por uma equipe interdisciplinar de professores da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, integrando o ADACA (Ambientes Digitais da Aprendizagem para Criança Autista), que tem como finalidade o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para favorecer o aprendizado e a inclusão das pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Através do desenvolvimento de softwares de comunicação e jogos, busca-se apresentar alternativas de comunicação que possibilitem a expressão e desenvolvimento da pessoa com autismo. Além de atividades com os jogos desenvolvidos, realiza-se em paralelo, o trabalho com a família da pessoa com TEA, visando o favorecer estratégias de coping na interação e vinculação com a criança. Além disso, no aspecto da interação lúdica, busca-se o desenvolvimento e a abertura para diferentes formas de comunicação e expressão da pessoa com TEA.