Saúde das pessoas LGBTQIA+ sob a ótica da saúde coletiva: Atenção integral à saúde no Sistema único e Saúde - PROSAIN-2024 -bolsista
Enviar um e-mail
Coordenador :
Sandra Mara Silva Brignol
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401225.2258.274892.31012024
Departamento/Setor:
MEB
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Comunidade acadêmica da UFF Comunidade acadêmica de faculdades particulares de Niterói Profissionais de saúde da Rede SUS municipal, estadual e Federal. Público do Movimento social, coletivos e sociedade civíl LGBTI da cidade de Niterói, Rio de Janeiro e Região Metropolitana.
Local de atuação:
Vínculo com o Instituto de Saúde Coletiva e Departamento de epidemiologia e bioestatística. Apoio a atividades dos movimentos sociais e sociedade civil LGBT. Em caso de atividades presenciais forneceremos máscaras, álcool gel e exigiremos distanciamento e comprovante de vacinação contra covid19. O projeto seguirá as orientações da PROEX-uff para a realização de atividades remostas e retomada de atividades presenciais a qualquer momento, visto que a pandemia do COVID19 ainda exige atenção e monitoramento das autoridades sanitárias. Seguiremos as recomendações e orientações para as atividades da UFF emitidas pela Reitoria-PROGRAD e PROEX.
Objetivo
Promover um conjunto de ações e atividades relacionadas a saúde das pessoas LGBTQIA+ na comunidade acadêmica da UFF e serviços de saúde do município de Niterói, cidade do Rio de Janeiro e Região Metropolitana com o apoio das instituições que buscaremos para parceria. Em 2022 continuaremos com as atividades remotas- online até que as atividades presenciais ou hibridas sejam autorizadas. Porém, dentro do possível apoiaremos atividades presenciais das instituições do movimento social, visto que adquirimos máscaras, álcool gel e outros itens de proteção contra o COVID19 com o recurso do fomento PROEX 2021 e estaremos repassando para as instituições do movimento social e sociedade civil. Em particular, este ano, devido ao contexto da pandemia do covid19 e as altas prevalências dos transtornos mentais comuns (ansiedade, estresse, depressão e risco de suicídio) estaremos promovendo rodas de conversa sobre saúde mental para pessoas LGBTQIA+. Atividades previstas: Palestras sobre saúde LGBTI Palestras sobre violação dos Direitos Humanos na população LGBTQIA+ Palestras sobre a política nacional de saúde integral da população LGBT Apoio a atividades do movimento social e sociedade civil LGBT Apoio a atividades de parceiros institucionais que estabelecerem parcerias formais no o PROSAIN Rodas de conversa sobre saúde mental Produzir novas cartilhas para sensibilização de questões importantes para as pessoas da população LGBTQIA+; Produzir vídeos educativos com temas dos DH da população LGBTQIA. Apoio técnico para escrita de projetos para a sociedade civil visando competir em editais de fomento. Capacitações em costura, bordado, entre outras. Visitas técnicas a serviços de saúde voltadas para a saúde da população LGBTI+ Visitas às instituições do movimento social Devolutiva para a população dos estudos -apresentação dos resultados
Resumo
A saúde das pessoas LGBTQIA+ continua negligenciada em todos os níveis do Sistema Único de Saúde. Dados da literatura, Organização Mundial da Saúde e dos movimentos sociais, revelam um contínuo histórico de estigmatização, discriminação, violência e violação dos Direitos Humanos (DH), inclusive nos serviços de saúde, o que forma inúmeras barreiras para as pessoas acessarem aos serviços de saúde, entre outros equipamentos públicos. O preconceito e o desconhecimento sobre os problemas de saúde das pessoas LGBTI, por parte dos profissionais de saúde, colabora para um atendimento em descompasso com as prerrogativas constitucionais e da política nacional da saúde da população LGBT. Continua urgente promover espaços de discussão e formação dos profissionais de saúde acerca das questões que permeiam o a saúde da população LGBTI. Existem especificidades que precisam ser abordadas na formação dos profissionais de saúde. Além da sensibilização e preparação técnica, o que pode promover uma melhoria gradual na qualidade do atendimento. Assim, as atividades propostas neste projeto visão contribuir para preencher essa lacuna na formação dos profissionais de saúde na graduação, oportunizando espaços de discussão e atividades sobre a saúde das pessoas LGBTQIA+, pela ótica da Saúde Coletiva. Tais ações e espaços constituem um conjunto de atividades: rodas de conversa, palestras, seminários, oficinas de sensibilização com produção de material informativo, oficinas para promoção do bem-estar e saúde, entre outras. Serão abordados diretrizes, manejo, acolhimento e cuidado, bem como as principais questões de saúde da população, as dificuldades enfrentadas e avanços conquistados.