Coordenador : Iomara Barros de Sousa
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401487.2258.301234.21022024
Departamento/Setor: SGR
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores de Geografia que lecionam no Ensino Fundamental II.
Local de atuação: Laboratório de Informática da Secretaria Municipal de Educação de Paraty/RJ, bem como via plataforma Google Meet.
Objetivo
O objetivo principal deste projeto é disseminar o uso do software de mapeamento Quantum (QGIS) com apoio do Google Earth Pro, no processo de ensino e aprendizagem da cartografia escolar, para o estudo do espaço geográfico paratiense em diálogo com outras escalas cartográficas nas aulas de Geografia. Para tal, a pesquisa contemplará a realização de um curso de formação continuada denominado de GEOPALM III (Geotecnologias na palma das mãos) direcionado aos 15 professores de Geografia que ministram em classes do 6º ao 9º ano na rede pública municipal de Paraty/RJ. Para alcançar o objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: - levantar as práticas cartográficas dos professores de Geografia no Ensino Fundamental II; - preparar e disponibilizar aos docentes um banco de dados geográficos referentes aos aspectos físico-naturais e socioeconômicos do município de Paraty em arquivo shapefile (shp); - construir o guia didático do curso com discussões teóricas relacionadas aos princípios básicos de Sensoriamento Remoto e noções básicas de Geoprocessamento e formas de apropriação nas aulas de Geografia, bem como o passo-a-passo das oficinas pedagógicas referentes ao uso do Google Earth Pro e QGIS; - realizar o GEOPALM III por meio de encontros presenciais e remotos via Plataforma do Google Meet, bem como tutorias para a construção da atividade final, a fim de proporcionar aos docentes a elaboração de seus próprios materiais cartográficos sobre ao espaço geográfico paratiense e em outras escalas geográficas; - refletir sobre parceria entre a universidade e a escola pública por meio da formação continuada de professores como forma de apropriação do QGIS nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental II.
Resumo
O objetivo deste projeto é propiciar o desenvolvimento de atividades cartográficas nas aulas de Geografia utilizando mapas e/ou base para maquetes elaborados pelos docentes, através do Quantum GIS (QGIS) com apoio do Google Earh Pro, para o estudo do espaço geográfico paratiense em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como na Orientação Curricular do município de Paraty/RJ referente à disciplina de Geografia. Para tanto, esta investigação realizará o curso de formação continuada GEOPALM III (Geotecnologias na palma das mãos) direcionado aos professores de Geografia atuantes em turmas do 6º ao 9º ano na rede pública municipal de Paraty/RJ. A metodologia adotada é a pesquisa-ação pedagógica PAPe (Pesquisa-ação pedagógica) com o intuito de oportunizar aos docentes a elaboração de materiais cartográficos sobre escala local dos estudantes. A carga horária do curso GEOPALM III será de 120 horas distribuídas em 40 horas (encontros presenciais e remotos) e 80 horas (tutoriais individuais para produção do material cartográfico) dividido em 4 módulos: Módulo I. Noções básicas de Geotecnologias; Módulo II. Noções básicas de Google Earth Pro; Módulo III. Fundamentos de Geoprocessamento_Introdução ao QGIS; Módulo IV. Geotecnologias na sala de aula. Serão realizadas oficinas pedagógicas presenciais, bem como síncronas com o Google Earth Pro e o QGIS e tutorias no formato remoto via Plataforma do Google Meet pautadas no guia didático do curso. A avaliação do curso contemplará a realização de uma atividade cartográfica em uma das turmas onde leciona na rede; por fim, os cursistas deverão redigir um relato de experiência.